Nossas Notícias

Rio-negrinhense Joel Dutka lança livro que retrata as mudanças entre a antiga e nova dinâmica de ingresso e transmissão de cartórios no Brasil

RIO NEGRINHO – Fruto da adaptação de sua tese de doutorado, o rio-negrinhense Joel Dutka lança o livro “Concurso Público para Cartórios – O Fim dos Privilégios Hereditários” que faz uma análise sobre o fim dos privilégios das antigas famílias que se apropriavam dos cartórios e os transmitiam de forma hereditária – o processo atual acontece via concurso público.

Aos 37 anos, ele é servidor público estadual no Paraná e professor de Direito na Universidade do Contestado (Unc). Doutor e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduado em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Dutka falou sobre o livro à reportagem do Nossas Notícias.

“O livro é uma adaptação da minha tese de doutorado, e trata da ruptura entre a antiga e a nova dinâmica de ingresso e transmissão dos cartórios no Brasil”, explica sobre o primeiro título de sua autoria.

“Se até pouco tempo o ingresso ocorria através de escolha pessoal ou retribuição política e o cartório era transmitido para membros da mesma família, atualmente a seleção ocorre por mérito através de concurso público”, comenta ainda.

Joel lembra que este cenário de ruptura foi resultado de um processo lento e gradual, que se iniciou com a Constituição de 1988 e teve seu auge no ano de 2009, com a fiscalização e declaração de vacância de serventias irregulares pelo Conselho Nacional de Justiça.

“Mais do que uma simples ruptura, este cenário representa a transformação nas formas de relacionamento entre indivíduos e Estado, onde critérios tradicionais relacionados ao patrimonialismo perderam espaço para ideais republicanos que surgiram com a redemocratização”, conta ainda o autor.

Ele destaca que durante a pesquisa para construção do livro, realizou inúmeras entrevistas com antigos cartorários irregulares afastados e novos ingressantes por concurso público.

“A fase mais crítica da ruptura ocorreu durante o período de transição, quando havia a persistência de práticas antigas em conflito com preceitos democráticos previstos com a Constituição de 1988”, lembra.

Dutka explica ainda que o livro foi custeado com recursos próprios, tendo sua editoração, projeto gráfico e desenvolvimento da capa realizado pela empresa Home estúdio, aqui de Rio Negrinho. O livro está a venda por R$ 49,90 e pode ser adquirido diretamente através do whatsapp (47) 98428-0056.

“Após o lançamento oficial, haverá indexação em livrarias e plataformas de vendas”, adianta Joel que admite desenvolver novos projetos, ainda em fase inicial, para escrever novos títulos em breve.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram