Nossas Notícias

Vacinação Covid em São Bento do Sul: pessoas com comorbidades e deficiência permanente com idade entre 50 e 54 anos já podem se cadastrar

SÃO BENTO DO SUL. A Secretaria de Saúde abriu o cadastramento da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 50 a 54 anos neste sábado (15). O Ministério da Saúde incluiu nesta fase, apenas algumas comorbidades para o cadastro, que poderá ser feito pelo site vacina.saobentodosul.sc.gov.br. Conforme a determinação do Ministério da Saúde, as comorbidades incluídas nesta fase para receber a vacina são:

  • Diabetes mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves (DPOC, fibrose cística e pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática)
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR) (acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos)
  • Hipertensão arterial estágio 3/ Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade (PAS ≥ 180 e/ou PAD ≥ 110 / PAS entre 140 e 179 e/ou PAD entre 90 e 109 COM LOA ou Comorbidade)
  • Obesidade mórbida IMC ≥ 40
  • Síndrome de Down
  • Cirrose hepática (Child Pugh A, B ou C)
  • Anemia falciforme
  • Doença renal crônica (TFG <60 e ou Sd. Nefrótica)
  • Pessoa portadora de HIV (independente de valores de carga Viral e linfócitos CD4)
  • Imunossuprimidos (Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas)
  • Doenças Cardiovasculares (Insuficiência cardíaca, Cor pulmonale, Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Angina estável, Cardiopatia isquêmica, IAM prévio, Lesão valvar com repercussão hemodinâmica, Portadores de prótases valvares, Miocardiopatias, Pericardiopatias, cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, Fibrilação, Flutter atrial, Aneurismas e Dissecções de aorta e grandes vasos, AVC, AIT, Demência vascular.)
  • Deficiência física permanente (Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas / Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo / Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos / Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.)
Demais grupos Também está aberto o cadastramento online para pessoas com Síndrome de Down e pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea. Para todas estas pessoas não há limite de idades, podendo ser vacinadas dos 18 aos 59 anos. Já os pacientes com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) não precisam fazer o cadastro, pois estes serão vacinados nas clínicas em que realizam o tratamento. Quem também não precisa fazer o cadastro são as pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para este caso, a Secretaria de Saúde utilizará as informações dos cadastros do BPC. Online O cadastramento pode ser feito pelo site vacina.saobentodosul.sc.gov.br e é obrigatória a inclusão do atestado oficial emitido pelo Ministério da Saúde e que está disponível com os médicos das redes SUS e particular. Este atestado deverá ser assinado pelo médico, o qual será o responsável por registrar no documento qual a comorbidade do paciente. Quando abrir o cadastramento, além de preencher todas as informações solicitadas, a pessoa deverá anexar o documento oficial. “Não será necessário apresentar receita ou outro atestado. Será apenas esse o documento oficial que deverá ser utilizado pelo paciente quando ele fizer o cadastro”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Bento do Sul, Cristiane Jantsch Sestren. A prefeitura lembra que a vacinação será realizada conforme as doses forem disponibilizadas ao município pelo Ministério da Saúde. Promoções
                                                                                               
   
                                                                                                         ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram