Nossas Notícias

Fundação Pró-Rim realizará ações online no Dia Mundial do Rim, comemorado em 11 de março

SANTA CATARINA. O Dia Mundial do Rim é uma campanha de saúde global realizada no dia 11 de março, voltada à conscientização sobre a importância dos rins e as suas formas de prevenção, além da qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. A campanha de 2021 apresenta o tema “Vivendo Bem com a Doença Renal” e tem como objetivo conscientizar, orientar e estimular o paciente com doença renal crônica (DRC) quanto a sua qualidade de vida.

Embora as ações de prevenção e progressão da DRC sejam importantes, os pacientes com doença renal, incluindo os que dependem de diálise e os transplantados, devem sentir-se apoiados e estimulados por seus familiares em exercer ações e tarefas do cotidiano e da vida social.

Portanto, o objetivo desta campanha também é a inclusão dos pacientes renais na sociedade e a convivência em equilíbrio com a doença renal.

No Brasil 

Atualmente, mais de 140 mil pessoas em todo o Brasil precisam do tratamento de diálise para sobreviver, segundo dados da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes (ABCDT).

“São pacientes que precisam estar na clínica três vezes por semana, em pelo menos 4 horas, para realizar o tratamento. Esse compromisso, muitas vezes impede o paciente de ter uma ocupação profissional, de estudar, enfim, de manter uma vida social. Temos que de alguma forma proporcionar e cativar estes indivíduos a terem um papel ativo na sociedade, se beneficiando no convívio com outras pessoas, com o crescimento pessoal e profissional”, comenta o médico nefrologista e presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.

Campanha online

Mesmo com pandemia de Covid-19 as ações presenciais com a comunidade, realizadas todos os anos pela Pró-Rim durante a campanha, não serão efetuadas neste ano.

A campanha estará presente nos canais de comunicação da instituição, principalmente nas redes sociais e no site www.diamundialdorim.com.br.

Atividades no dia 11

Nesta data será realizada uma live abordando o tema principal da campanha “Vivendo bem com a doença renal”. Mais informações sobre a live serão divulgadas em breve.

Roda da Vida

Para proporcionar um maior autoconhecimento e, dessa forma, trabalhar dimensões pessoais que possam estimular maior qualidade de vida, a Fundação Pró-Rim formulou uma adaptação da ferramenta “Roda da Vida”.

Desenvolvida, em conjunto com a equipe de Psicologia da instituição, a atividade tem como objetivo facilitar uma visão dos aspectos que compõem a nossa vida e o grau de satisfação e equilíbrio em relação aos eixos: Pessoa, Vida Social e Qualidade de Vida.

A “Roda da Vida” estará disponível no site www.diamundialdorim.com.br para que todos possam baixar o arquivo e fazer a atividade.

O que é a Doença Renal Crônica?

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, como regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.

Segundo o dr. Marcos, um dos especialistas da Pró Rim, em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou são poucos e inespecíficos.

“Normalmente a doença é identificada no seu estágio mais avançado, quando em muitos casos a pessoa irá necessitar da diálise, por isso a importância do diagnóstico precoce”, enfatiza o nefrologista.

Confira o site da campanha: www.diamundialdorim.com.br

Sobre a Pró-Rim

A Fundação Pró-Rim foi fundada em 1987, em Joinville (SC), pelos médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho com o propósito de oferecer um tratamento mais digno e diferenciado aos pacientes renais.

É reconhecida como referência nacional na área de nefrologia. É pioneira em transplantes renais no Estado e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país.

Já ultrapassou a marca de 1.800 transplantes renais, é a primeira instituição de nefrologia do mundo a receber a certificação internacional Qmentum.

Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil (www.prorim.org.br).

Promoções
   
  ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram