Nossas Notícias

São Bento do Sul adotou a utilização de cloroquina para pacientes com sintomas leves de covid-19

SÃO BENTO DO SUL. A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul adotou a utilização de cloroquina (150mg) hidroxicloroquina (400mg), azitromicina (500mg) e sulfato de zinco (50mg) para tratamento de pacientes que se encontram com sintomas leves de covid-19.

Conforme explicou a diretora de Gestão do SUS, Leslie Lia Hermes Tschöke, a secretaria está seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e do Centro de Operações Emergenciais em Saúde do Estado de Santa Catarina. “É importante destacar que fica a critério e decisão médica a prescrição dos medicamentos. Além disso, todos os pacientes continuarão sendo monitorados, através de exames laboratoriais, tomografia e eletrocardiograma”, explicou.

Leslie também comentou que a escolha do melhor tratamento para a doença pode variar de acordo com os sinais, sintomas e a fase em que o paciente se encontra, como recomenda a nota técnica divulgada pelo Ministério de Saúde.

Ainda de acordo com as orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde, “para os casos leves, o médico poderá prescrever a cloroquina ou hidroxicloroquina, combinados com a azitromicina para pacientes que apresentarem os sintomas: perda do paladar e olfato, febre, coriza, diarreia, dor abdominal, tosse, fadiga, dores musculares e cefaleia. O medicamento só será utilizado caso esses sintomas ocorram nos cinco primeiros dias do início desses sinais”.

O fluxo assistencial para disponibilizar os medicamentos e exames para a população estão sendo organizados pela Secretaria de Saúde.

Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram