Nossas Notícias

Agricultura de Rio Negrinho realiza cadastro para castração de animais no Industrial Norte

RIO NEGRINHO.A Prefeitura de Rio Negrinho realizou na manhã desta quarta-feira (15) o cadastramento de castração para os animais no bairro Industrial Norte. A “Ação 4 Patas” visa a conscientização dos cuidados e na proliferação dos animais na rua, que podem causar danos e até mesmo risco para as pessoas da comunidade.

O cadastro está sendo realizando nos bairros para pessoas de baixa renda, em áreas ao ar livre como pátios de escolas e igrejas, para evitar aglomerações. “Tem direito a essa castração, de acordo com a lei do zoonoses do município, pessoas com renda familiar de até um salário mínimo e cadastro na Assistência Social. Nesta primeira ação, será um animal por família”, explica Jackson Lopes, médico veterinário da Secretaria de Agricultura.

Continua depois do anúncio

São realizadas dez castrações por semana, sendo reservado o mínimo de quatro vagas por bairro. “Estamos conseguindo que a cada semana sejam feitas as castrações daquele bairro. O número de castrações por bairro foi distribuído de acordo com o que detectamos no Censo. Então tem mais castrações em bairros que teve mais problemas de animais de rua e menos naqueles que não tem muitos problemas. Mesmos bairros com poucos problemas serão beneficiados com a castração”, informa o veterinário.

A moradora do bairro Industrial Norte Lucia Correa de Souza acha importante a ação e espera que muitas pessoas participem. “No nosso bairro tem muito cachorro de rua, muito gato. E na minha rua, principalmente, sempre tem um gato morto, porque os cachorros por estarem na rua, matam. Então, é bem interessante”, elogia.

Microchips

Além de serem castrados, os animais também receberão um microchip que vai ter sua identificação. No chip, terá o número de telefone do dono. “Como acontece no gado que tem o brinco, o animal vai ter um número nele. O chip é de um tamanho de um grão de arroz e não incomoda o animal. Mas quando for passar o leitor perto, vamos poder captar o número e identificar o dono no sistema. Assim, se o animal for perdido e alguém encontrar ele, temos como descobrir o número e entrar em contato. É mais prático e vai ajudar as pessoas a ter mais responsabilidade”, destaca Jackson.

Na próxima quarta-feira, dia 22 de julho, ocorre o cadastramento dos moradores do bairro Vila Nova. A ação será realizada das 8h30 às 11h no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Anúncios
 ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram