Nossas Notícias

PSA garante abastecimento de água em meio a estiagem em São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. Santa Catarina vem enfrentando um longo período sem chuvas em todo o território. Em São Bento do Sul um fato positivo que vem agregando para o manancial de Rio Vermelho Estação, é o Pagamento por Serviços Ambientais – PSA. O programa intitulado como “Produtor de Água do Rio Vermelho” vem trazendo resultados positivos principalmente neste momento de estiagem em todo o Estado. Segundo a EPAGRI/CIRAM, a falta de volumes de chuva é desde junho de 2019, e vem sendo uma das piores estiagens desde 2006.

Continua depois do anúncio
  Referente ao PSA, São Bento do Sul é o primeiro município do Estado que implantou o programa, e que beneficia os proprietários de terras que preservam e melhoram as condições do manancial de água, que abastece todos os moradores e empresas do município. O modelo implantado virou referência nacional, já premiado e reconhecido pelo Ministério de Meio Ambiente. Segundo o diretor presidente do Samae, Fridolino Van Den Boom, este é um momento preocupante, mas o PSA vem mostrando o porquê de ser um programa de referência. “Buscamos com o PSA, a preservação da nossa água, através disso o SAMAE está abastecendo toda a cidade, e com sobra. É um momento que proporciona a visão do trabalho de nossos produtores de água, e que beneficia toda a cidade”.
Continua depois do anúncio
  Já o prefeito Magno Bollmann, que esteve na represa do Rio Vermelho Estação, comentou sobre os benefícios que o PSA traz tanto para os agricultores, quanto para a população são-bentense. “A água é o bem mais precioso, e essa união entre os agricultores, Prefeitura e Samae que cuidam do nosso rio plantando árvores, fazendo limpeza e preservando toda a natureza é um investimento fundamental para toda São Bento do Sul”, destacou. Cabe ressaltar que, por mais que São Bento do Sul ainda encontra-se em situação positiva, é importante o uso consciente e racional da água. Assim toda a comunidade são-bentense pode trabalhar junto, para que nossa cidade continue não tendo problemas com faltas de água por conta da estiagem que vem atingindo a região.
Anúncios
 ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram