Nossas Notícias

Hospitais de São Bento do Sul, Joinville e São Francisco do Sul serão referência no atendimento a pacientes de coronavírus na região norte de Santa Catarina

  REGIÃO. Observando a importância da articulação entre poderes e da integração na tomada de decisão,  os prefeitos da Amunesc se reuniram na manhã desta quinta-feira (02). A assembleia foi liderada pelo presidente da Associação e prefeito de Garuva, Dr. Rodrigo Adriany David. Na pauta a preparação dos municípios no enfrentamento da pandemia e as medidas de quarentena que objetivam a redução da contaminação. “O panorama que se apresenta não tem precedentes, e nossas decisões influenciam diretamente a vida de dezenas, centenas de milhares de pessoas. Por isso nós, prefeitos, devemos manter o diálogo e pensar a longo prazo nessa pandemia. Precisamos tomar decisões a nível regional e buscar integração”, afirmou Dr. Rodrigo.

Continua depois do anúncio
  O Secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, participou representando o prefeito Udo Dohler, e apresentou as medidas adotadas pelo município no enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus. O município conta com o maior número de casos na região, totalizando até o momento 18 confirmados e um óbito. São Francisco do Sul é o segundo município da Amunesc com registro de COVID-19, e permanece desde sábado com um caso confirmado. Os demais municípios não possuem confirmações. Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (30), o governador Carlos Moisés anunciou o Hospital Municipal São José, de Joinville, como um dos hospitais vocacionados que o governo do estado administrará durante a pandemia. O objetivo é criar um centro de referência para toda a região e que atenda exclusivamente pacientes com suspeitas de contaminação pelo Novo Coronavírus. Segundo o Secretário Jean, a medida deve-se ao fato de que o hospital São José já está preparado para a fase atual de enfrentamento e continua a realizar investimentos, aumentando a expectativa de capacidade de atendimento para as próximas semanas. “Joinville é um centro congregador de tecnologias e se torna referência no atendimento ao COVID-19. É importante estarmos em contato com os outros municípios e unirmos esforços nesta batalha”, declarou.
continua depois do anúncio
Devido às características geográficas da região, porém, os prefeitos concluíram pela necessidade de descentralizar e expandir o número de hospitais de referência. O prefeito Renato Gama Lôbo, de São Francisco do Sul, anunciou que a prefeitura planeja ampliar leitos ambulatoriais através da instalação de um hospital de campanha no município. A ideia é de que este hospital atenda micrroregionalmente, acolhendo pacientes de Balneário Barra do Sul e Araquari. Para agilizar os atendimentos dos habitantes da serra e minimizar os efeitos adversos da transferência de pacientes em ambulância, os habitantes de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul contarão com o Hospital Sagrada Família, que atuará como referência para a região, segundo declarou o prefeito Magno Bollmann. Além disso, os prefeitos farão tratativas junto ao hospital Bethesda, verificando a possibilidade de pacientes com suspeita de Covid-19 também serem atendidos pela instituição.
continua depois do anúncio
Para o Secretário-Executivo da Associação, Tufi Michreff Neto, o movimento municipalista e associativista em Santa Catarina tem sido destaque. “Nós temos reuniões frequentes por videoconferência com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e com os demais prefeitos do Estado, com a participação de autoridades que elucidam dúvidas e apresentam o panorama diariamente. A videoconferência que fizemos hoje, mais do que discutir a situação dos municípios isoladamente, demonstrou a preocupação conjunta por soluções integradas para atender a demanda que está por vir”, destacou Tufi. A manhã desta quinta-feira representou marco histórico na Amunesc: foi a primeira vez desde a criação da entidade, a Assembleia Geral de prefeitos foi realizada de forma remota, ou seja, por videoconferência. A medida vem sendo adotada por todos os organismos e instituições devido às medidas de quarentena impostas pelos decretos publicados pelo Governo do Estado, e foi muito bem recebida pelos prefeitos. “Vemos que, devido ao cenário atual, a nova gestão já está provocando mudanças consideráveis”, comentou o prefeito de Balneário Barra do Sul, Ademar Henrique Borges, que presidiu a Associação no último ano. “Parabéns ao prefeito Rodrigo pela iniciativa”, concluiu Ademar.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram