Nossas Notícias

Secretaria da Saúde de Rio Negrinho faz chamamento para atualização de cadastro

RIO NEGRINHO. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio Negrinho informa a população que se encaminhem para a unidade de saúde mais próxima de sua casa para a atualização do cadastro da saúde. Para realizar a atualização, a pessoa precisa levar seus documentos pessoais.

O Ministério da Saúde está com novas propostas desde final do ano passado. O Programa Previne Brasil estabelece um novo modelo para financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde, sendo um dos quesitos, a questão de cadastramentos da população. O cadastro é o registro da pessoa no SUS. Na atenção primária, ele serve como identificação de que a pessoa está vinculada e sendo acompanhada na unidade de Saúde, além de ser uma das ações realizadas por todas as equipes de saúde.

Continua depois do anúncio

A Secretaria de Saúde ressalta que manter todos os dados atualizados, incluindo o endereço e telefones, é muito importante, pois facilita a localização e a busca ativa do cidadão na hora de avisar sobre exames e consultas, situação vacinal ou mesmo na hora de identificar alguma possível doença transmissível.

“Então a gente está fazendo um convite, um chamamento da população de Rio Negrinho, para que dirijam-se às unidades de saúde, de preferências as mais próximas dos seus domicílios, para fazer a atualização do cadastro na saúde e que levem seus documentos pessoais. O agente comunitário já tem feito esse trabalho no local, mas quem não tem agente comunitário, nós solicitamos que dirijam a unidade para fazer essa atualização o mais breve possível”, convida a enfermeira coordenadora da atenção básica Fabiana da Luz.

Continua depois do anúncio

Todos os profissionais das equipes de saúde podem fazer o cadastramento do usuário. Esse registro pode ser feito na Coleta de Dados Simplificada (CDS) ou Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Somente é considerado cadastro válido quando utilizado o Cartão Nacional de Saúde (CNS) que foi gerado na unidade de saúde.

Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram