RIO NEGRINHO. Voluntários do CERENE (Centro de Recuperação Nova Esperança) realizaram na manhã de hoje mais uma edição do “Se liga, Kids” na Escola Estadual Marta Tavares.
A programação, totalmente gratuita,incluiu muitas atividades esportivas, dinâmicas, música e bate papo além de um delicioso lanche.
Continua depois do anúncio
As atividades externas do “Se liga” são destinadas à a crianças com entre 06 e 12 anos, moradoras de todos os bairros da cidade. Conforme os voluntários, o projeto será realizado sempre no segundo e quarto sábado de cada mês até dezembro.
Eles destacaram que o objetivo da ação é trabalhar questões de valores, prevenção ao uso de drogas e fortalecimento social e familiar.
Continua depois do anúncio
O “Se liga” é um dos cinco projetos contemplados com valores do FIA (Fundo da Infância e Adolescência) de Rio Negrinho, composto por doações de empresas e pessoas físicas que destinam parte de seu imposto de renda, em dinheiro, para uma conta específica do fundo.
O dinheiro é destinado exclusivamente para projetos sociais destinados aos menores de idade do município e é fiscalizado pelos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e demais autoridades.
Continua depois do anúncio
O valor recebido para o projeto – R$ 18.549,00 – será utilizado para a compra de materiais esportivos, cama elástica, bens permanentes e alimentação. Assim como os demais selecionados do edital do FIA, o CERENE também deverá apresentar uma prestação de contas de todas as atividades realizadas e da aplicação dos recursos.
De acordo com os voluntários, além das atividades abertas, realizadas dois sábados de cada mês, o projeto também tem outra programação, destinada a todos os alunos da Escola Marta Tavares.
“Com eles desenvolvemos atividades em sala de aula e no auditório, quando atendemos os alunos do turno da manhã, que são os do 6° ao 9° ano”, explicaram.
Continua depois do anúncio
De acordo com os voluntários as atividades são relacionadas à temas do dia a dia de crianças e adolescentes, como depressão, suicídio, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, separação de pais, “porque os pais são chatos” e outros.
“Nosso objetivo é fazer com que essas crianças e jovens tenham condições de olhar para os problemas entendendo que eles podem ser superados e como podem ser superados. Dessa forma, fica mais difícil para buscarem uma solução onde ela não está, como no uso de drogas e álcool, por exemplo. O que fazemos é prepará-los para os desafios do cotidiano, da vida, mostrando que elas podem vencer qualquer situação”.
Continua depois do anúncio
O CERENE é uma comunidade terapêutica que possui várias unidades em cidades de Santa Catarina e na Lapa (PR). Tem como objetivo trabalhar a recuperação de homens e mulheres dependentes de álcool e outras drogas bem como atender famílias dos seus internos e de usuários que não estão em processo de recuperação.
Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro podem ser obtidas pelos fones (47) 36353131 ou (47) 9.84986340.
Anúncios
]]>