Nossas Notícias

Mais dois macacos com confirmação de febre amarela em São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. A equipe da Vigilância Epidemiológica de São Bento do Sul recebeu nesta quarta-feira (26) os resultados de mais quatro exames de amostras do laboratório de Florianópolis que analisou macacos encontrados mortos no município. As amostras enviadas a Florianópolis foram de um macaco encontrado no dia 8 de janeiro no bairro Cruzeiro, o qual o resultado foi negativo para febre amarela; um macaco encontrado no dia  13 de janeiro no bairro Rio Negro, o qual o resultado foi positivo para febre amarela; e dois macacos, uma mãe já morta e um filhote ainda com vida encontrados na Serrinha do Gatz, no bairro Centenário.

Continua depois do anúncio 
O resultado positivo foi para a mãe, pois o resultado do filhote, que havia morrido poucas horas depois de ter sido encontrado, ainda não foi liberado pelo laboratório. Aliás, a equipe da vigilância epidemiológica de São Bento ainda aguarda pelos resultados dos exames de mais 8 macacos das 10 amostras enviadas somente neste ano.
Continua depois do anúncio 
Com estes são três os casos confirmados de febre amarela em macacos na cidade, e por este motivo a equipe da vigilância epidemiológica orienta as pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela que o façam imediatamente. Desde o ano passado foram registrados 70 macacos mortos em São Bento do Sul. Destes, dois foram para análise em 2019, sendo um com febre amarela confirmada e outro não, e neste ano foram 10 amostras para exames, com a comprovação da doença em duas amostras.
Continua depois do anúncio 
Vale destacar que a única forma de prevenção da febre amarela é a vacina. Até esta terça-feira, São Bento do Sul já havia vacinado 13.382 pessoas contra a febre amarela, sendo o único município da região a ultrapassar o índice de vacinação que é recomendado pelo Ministério da Saúde.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram