RIO NEGRINHO. Era por volta das 19h40 quando os bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência envolvendo uma parturiente na SC 112, em Volta Grande, interior de Rio Negrinho.
Quando chegaram ao local, próximo ao Recanto Paraíso Aventuras, os soldados Vellasques e Da Silva, juntamente com a Bombeira Comunitária Ribeiro e o aluno Bombeiro Comunitário Silveira encontraram uma jovem de 16 anos, dentro do carro da Prefeitura que realiza o transporte de pacientes do Distrito à cidade.
Continua depois do anúncio
A moça, mãe pela primeira vez, havia acabado de dar à luz a uma menina. Os socorristas deram então continuidade ao atendimento.
“Realizamos o clampeamento ( são dois grampos colocados em uma localidade do cordão umbilical para fazer o corte com segurança, sem risco de sangramento) e posteriormente o corte do cordão umbilical. Também aquecemos a mãe e a criança, tomando todos os cuidados e fazendo acompanhemento contíno no controle de possiveis hemorragias no processo de de quitação (expulsão) da placenta”, contaram.
Continua depois do anúncio
Eles também identificaram a criança e mantiveram os sinais vitais do bebê e da mãe.
“Nasceu uma menina bem saudável eo parto, que foi emergencial, ocorreu tudo dentro da normalidade, sem nenhuma complicação”, observaram.
Após avaliações e procedimentos foram a mãe e a menina foram conduzidas e entregues na Maternidade da Fundação Hospitalar de Rio Negrinho.
Preparo,Técnica e emoção
Continua depois do anúncio
O soldado Vellasques, que está há 7 anos na corporação, contou que esse foi o segundo parto emergencial que auxiliou.
“Até aquele momento todos os demais presentes nunca tinham atendido uma ocorrência dessa natureza, principalmente por se tratar de algo que é um pouco comum acontecer”.
Continua depois do anúncio
Sobre a responsabilidade de atender uma ocorrência como essa, ele destacou que o momento foi encarado com tranquilidade, tendo em vista que passam por inúmeros treinamentos que os tornam aptos para atuar com segurança nessas e em outras situações emergenciais.
“Todo mundo falou a mesma língua e entendeu os procedimentos de forma homogênea. A equipe está de parabéns!”, frisou.
Continua depois do anúncio
Vellasques salientou também que nesse tipo de ocorrência os bombeiros estão preparados para intervir se ocorrer alguma complicação.
“Demais é realizar os procedimentos mesmo. Mas sem dúvidas que para todos foi muito gratificante fazer parte daquele momento e poder contribuir com a chegada de uma nova vida a esse mundão”.
Continua depois do anúncio
]]>