Nossas Notícias

Alerta em Rio Negrinho! Após suspeita de sarampo,prefeitura recomenda que população procure os postos de saúde para tomar a vacina

RIO NEGRINHO. Na manhã des hoje, a Vigilância Epidemiológica de Rio Negrinho emitiu alerta para o primeiro caso suspeito de sarampo no município.Trata-se de um rapaz que apresentou a suspeita. Foi feita a coleta de sangue e encaminhada para exames para confirmação da doença. A previsão é de que em uma semana o caso seja confirmado ou descartado.

Continua depois do anúncio 
Por conta do caso suspeito, a Prefeitura de Rio Negrinho, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou um procedimento de bloqueio vacinal, que visa vacinar todas as pessoas que tiveram contato com o rapaz nos últimos dias. “Iniciamos imediatamente o procedimento para, em se confirmando o caso, ela não se alastre”, explica a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Liege Severo Corrêa Kruger.

RECOMENDAÇÃO

Continua depois do anúncio 
Por conta do caso suspeito, a recomendação é que as pessoas que não tomaram a vacina contra o sarampo procurem a unidade de Saúde mais próxima de sua casa. No Posto Central (CIS – Centro Integrado de Saúde), a vacinação ocorre diariamente até às 18h30. “O sarampo é uma doença extremamente grave, ela pode levar a óbito e pode deixar cego. Tem uma série de complicações totalmente evitadas com uma simples picadinha”, declara a coordenadora.

Quem deve se vacinar

Continua depois do anúncio 
Crianças – Dose zero: Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano (dose extra) – Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano) – Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida Adultos
Continua depois do anúncio 
– Quem tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina – Pessoas entre 30 a 49 anos devem tomar apenas uma dose. Acima desta idade não é indicado.
Anúncios
 
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram