Nossas Notícias

Testemunha que tentou apagar fogo de veículo em frente ao Pag Menos conta detalhes da ocorrência

RIO NEGRINHO. O final da tarde  desta quarta-feira (06)  era para ser de  mais uma ida ao supermercado para Ruhan Lucas Ribeiro e sua esposa. Tanto que enquanto ela foi fazer compras ele ficou aguardando no estacionamento, dentro do carro. Até que um Fiat Strada passou por ele, normalmente. “Só que de repente ouvi uma explosão no carro, logo vieram as labaredas de fogo e ouvi um pedido de socorro”. Rhuan disse que não pensou em nada no momento. ” Saí correndo do meu carro e vi um senhor saindo da Strada. Achei que havia mais pessoas dentro do veículo e pensei que o mais importante era fazer alguma coisa para tirá-las de lá. Foi realmente uma explosão muito grande e por isso saí correndo atrás de um extintor de pó. O supermercado tinha vários, em vários pontos”.

Continua depois do anúncio 
Ruhan disse que conversou com o motorista da Strada, que lhe contou que havia abastecido a camionete e que havia trocado uma mangueira de gasolina, sendo essa uma possibilidade de razão para a explosão. Ele disse também que percebeu que provavelmente se o fogo chegasse até o tanque, ia explodir, atingindo as pessoas que estavam no entorno. “A cada tentativa de apagar o fogo com o extintor as chamas ficavam apagadas por 10 segundos e o fogo começava de volta. Para evitar um grande acidente, o que pensei foi em segurar o fogo até a chegada dos bombeiros”. Ele disse que as pessoas que estavam olhando a sequência dos fatos, por várias vezes lhe disseram para ele não se aproximar mas no calor do momento ele continuou as tentativas de apagar as chamas. “Se o fogo chegasse no tanque do carro poderia atingir muito mais força e se alastrar até um transformador trifásico próximo a uma instalação de luz , de onde o carro não estava muito distante. Poderia ser muito trágico!”.
Continua depois do anúncio 
  Quando saiu do seu carro para ajudar a Strada Ruhan estava descalço e contou que acabou machucando os pés durante as suas movimentações de uso e busca de extintores pelo mercado. Com a chegada dos bombeiros ele voltou à posição de testemunha dos fatos e logo retornou pra casa. “Cheguei  em casa também tossindo muito por causa da fumaça de borracha queimada. E estou com as imagens na cabeça e com a tristeza em saber que tantas pessoas reunidas não se ajudaram pois todos poderiam ter pego um extintor e tentado evitar uma tragédia maior até a chegada dos bombeiros. Um motorista apenas que passou pelo local viu eu tentando apagar as chamas e me jogou o extintor do carro dele”.
Continua depois do anúncio 
O instinto de socorrer o próximo já fez com que Ruhan ajudasse outras pessoas. ” Salvei um senhor dessa forma em Jaraguá do Sul (SC). Ele um havia colidido seu carro com um Palio ,os dois motoristas ficaram presos nas ferragens e quando cheguei estava o senhor agonizando ao lado de uma senhora, também presa às ferragens. Ele estava engolindo sangue então pra ajudar ele precisei conter a cabeça dele, até chegar o socorro”.

A AÇÃO DOS BOMBEIROS

Continua depois do anúncio 
Quando chegaram ao local os bombeiros encontraram a Saveiro, que tinha placas de São Bento do Sul na rampa de saída do estacionamento do supermercado. Segundo os socorristas o motorista do veículo era um homem de 54 anos que não estava ferido e não soube explicar o que ocorrera exatamente, explicando apenas que repentinamente teve a dianteira do veículo tomada por fumaça e fogo e que até  alguns populares haviam tentando apagar as chamas  com extintores,mas sem sucesso. Os socorristas viram  um furo entre a grade dianteira e o farol direito por onde lançaram água com o mangotinho.
Continua depois do anúncio 
Após resfriamento, abriram o capô com o Hooligan pois havia derretido o painel com a trava interna, estando emperrada a fechadura. Após a abertura da fechadura resfriaram e extinguiram os focos de fogo, terminando o combate ao incêndio em aproximadamente 20 minutos (combate e rescaldo) com aproximadamente 100 litros de água.
Continua depois do anúncio 
Eles então empurraram o veículo para dentro do pátio do estacionamento do Supermercado (a pedido) e auxiliaram o condutor a retirar seus pertences. Deixaram o local livre dos resíduos da combustão e retornaram  à prontidão no Quartel.
Anúncios
]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram