Nossas Notícias

Como a Shantala pode tornar seu bebê mais tranquilo e confiante

Por Simone Chagas, terapeuta 

Caros leitores, hoje falo sobre um assunto maravilhoso, mais ainda porque as energias conspiraram positivamente e realmente foi uma questão de energias positivas e superiores. Por ser ontem o dia das crianças, o tema que trago é muito além de especial. Vou falar de Shantala para bebês.

Mas o que é Shantala para bebês?

Sabe-se que teve início no Sul da Índia e que é uma adaptação da massagem ayurvédica. E que tornou-se então uma tradição passada de mãe para filha.

A viagem reveladora de Dr. Frédérivck Lebouer

Dr. Frédérick Leboyer um médico ginecologista e obstetra francês, em uma de suas viagens para a Índia, deparou-se com uma cena habitual nas ruas de lá: uma jovem mãe, de nome Shantala, massageava seu bebê em plena rua de Calcutá.

O médico achou a cena de amor e carinho entre mãe e bebê maravilhosa e pediu para fotografá-la. 

Massagem mágica 

Ele observou que o ambiente era completamente hostil, mas a mágica da massagem, com seus movimentos lentos e harmônicos, fazia com que o local fosse transformado. Leboyer acompanhou aquela jovem mãe dias a fio, captando todos seus movimentos.

Massagem com toques precisos

Para Leboyer aquela cena era mágica, e os movimentos e o toque eram precisos. Foi então que na década 70 Leboyer lançou um livro mostrando as técnicas dessa massagem, que até então não tinha nenhum nome.

Transformando vidas 

  • Shantala foi o nome escolhido por ele para a técnica da massagem, pois era o nome da mãe que ele havia fotografado nas ruas de Calcutá e que ilustraram seu livro
  • A partir de então, a Shantala vem transformando vidas e cada vez mais conhecida devido a seus efeitos  
  • Shantala proporciona a possibilidade dos pais criarem um vínculo maior de amor com seus bebês devido ao toque. Este é um tipo de comunicação, pois a criança se sente amada e protegida
  •  O bebê é um espelho dos pais e irá refletir suas imagens, sendo os pais tranquilos e relaxados ou sendo os pais tensos e nervosos
  •  A proposta da Shantala é proporcionar ao bebê um ambiente de intimidade e conforto para que ele possa relaxar, e também uma oportunidade de aprofundar o vínculo mãe-filho e pai-filho 
  • Shantala é contado puro, troca, cumplicidade, olho no olho. Seus efeitos são imediatos e a massagem dura em torno de meia hora 
  • O toque afetivo é de fundamental importância para a criança, pois o toque promove equilíbrio físico-mental-emocional, gerando qualidade de vida
  • A Shantala alivia as cólicas, gases e prisão de ventre.É extremamente prazerosa, devido suas sequências de movimentos lentos e que conduzem o corpo em uma direção certa, esta massagem ajuda o bebê a dormir melhor, mais calmo e tranquilo.

Para mamães e papais, “marinheiros de primeira viagem” ou não 

        Você mãe e pai que são marinheiros de primeira viagem ou que já tiveram mais experiências como mães e pais, mas se perguntam: “Por quê meu bebê está chorando e impaciente se ele já foi alimentado, está limpinho, não tem nenhum problema de saúde e mesmo assim não para de chorar?”

A explicação de Leboyer

Pois bem existe uma explicação para isto. Segundo pesquisas descritas por Leboyer é de que nós precisamos alimentar a pele do bebê.  Mas como assim, alimentar a pele do bebê?
  • A pele é o meio de comunicação do bebê com seus pais ou com as pessoas que desenvolvem o papel de pais
  • É através da pele que o bebê recebe e desenvolve as sensações
  • É através da pele que ele nutri o amor

Que lindo! Para pensar 

Segue um poema escrito por Frédérico Leboyer:

“No ventre da mãe, a vida era uma riqueza infinita.

Sem falar nos sons e nos ruídos, 

para a criança todas as coisas 

estavam em constante movimento.

Se a mãe se erguer e andar,

se ela se virar ou inclinar-se

Ou erguer-se nas pontas dos pés.

se ela debulhar legumes ou usar a vassoura,

quantas ondas,

quantas sensações para a criança.

E se a mãe for descansar,

pegar um livro e sentar-se,

ou se deitar e adormecer,

sua respiração será sempre a mesma

e o marulho calmo

a ressaca 

continua a embalar o bebê.”

Como o terapeuta pode auxiliar? 

O objetivo do terapeuta nessa massagem é de orientar e auxiliar aos pais a desenvolverem a técnica da massagem Shantala em seus bebê, proporcionando a conexão mais intima entre o bebê e seus pais.

Se você se interessou pela proposta entre em contato pelo fone (47) 9.91530785 e tire suas dúvidas agendando uma sessão.

Até breve!!!!

 

 Gratidão

🙏🙏🙏

         ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram