Nossas Notícias

Devido a baixa participação da comunidade nas reuniões nos bairros, Conselho de Segurança estuda firmar parcerias com outras entidades

RIO NEGRINHO. Formado por representantes voluntários da comunidade,  Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) tem como objetivos trabalhar em parceria com a população no combate à criminalidade e melhorias no setor além de aproximar os órgãos de segurança da população.

Continua depois do anúncio 
Neste sentido, seus integrantes já há alguns anos realizam reuniões nos bairros, onde discutem problemas e soluções de cada localidade e recolhem denúncias anônimas em uma urna. Os encontros contam  também com a participação de um representante dos bombeiros, polícia civil e polícia militar, que falam de seus trabalhos e respondem questionamentos da população. Porém, conforme Sidney Kormann, presidente do Conseg, a baixa participação da comunidade nas reuniões tem levado os conselheiros a pensar em outras formas de interagir com os moradores. “Na reunião de quinta-feira (25), que aconteceu na Escola Menino Jesus, no  tivemos a participação de apenas uma pessoa. O encontro era direcionado aos moradores dos bairros Vila Nova e Industrial Sul. No ano passado a maioria das reuniões tinham cerca de cinco pessoas além dos membros do CONSEG. Chegamos a ter reuniões em que não foi ninguém “, lamentou. 
Continua depois do anúncio
Kormann comentou que em função disso os conselheiros estão avaliando outras maneiras de trabalhar. “Estamos pensando em conversar com outros grupos e fazer reuniões junto com eles. A ideia é parceirizar com as associações de moradores, escolas e outras organizações, pedindo cerca de 10 a 15 minutos para falarmos sobre como melhorarmos ainda mais a segurança no município”.
Continua depois do anúncio
Kormann enfatizou que em sua opinião este é um modelo mais adequado tendo em vista que para ele só estava sendo tomado o  tempo dos bombeiros, policiais e direção das escolas. “Não recebíamos nenhuma contribuição da comunidade da mesma forma que não entregávamos. Apenas nos reunir por reunir não vale a pena”.
Anúncios
       ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram