Nossas Notícias

Lembra da matéria da casa da dona Rosinha? Voluntários já começaram trabalhos e precisam de ajuda

RIO NEGRINHO. Há cerca de um mês a reportagem do Nossas Notícias publicou reportagem sobre as desumanas condições em que vivia dona Rosa Terezinha Paes, de 61 anos, moradora da Rua José Kingerski, número 20, no bairro Campo Lençol.

Continua depois do anúncio
A matéria alcançou uma grande repercussão no site e nas redes sociais do Nossas (Nossas Notícias no Facebook, nossas_noticias no Instagram e divulgação em listas de transmissão e grupos de WhatsApp do próprio portal), atraindo dezenas de voluntários interessados em ajudar dona “Rosinha” a viver com mais dignidade. A partir de então foi formado um grupo de WhatsApp com todos os que se disponibilizaram a auxiliar de alguma forma e com a atuação do engenheiro civil Diego Bernardo Dreschler e do arquiteto Tcharles Purim, foi montado um plano de trabalho para a reforma da casa. A primeira etapa do trabalho aconteceu neste sábado (29), quando voluntários desmancharam um quarto nos fundos da casa. Para concluir a ação eles trabalharam pela manhã e parte da tarde. A segunda etapa do trabalho está marcada para este sábado (06), quando, conforme Diego, será necessário remover o entulho que ficou no local e ainda desmanchar a cozinha, que é feita de madeira e adiantar um pouco da terceira etapa, que é a construção de dois quartos. “Depois desta fase poderemos já construir dois quartos em material, já que a parte da frente da casa, também em material, será preservada na obra”, explicou Dreschler. Ele disse que acredita que em dois sábados é possível construir os quartos já que há um grande número de voluntários para a mão de obra. Porém, para que a reforma seja concluída são necessárias ainda doações de material de construção.
Continua depois do anúncio
Depois de concluída a parte estrutural, o grupo partirá para as instalações elétrica e hidráulica além dos detalhes finais. Para a instalação elétrica já há um profissional que atuará voluntariamente. Porém, ainda será necessário o material, como fios e outros.O mesmo se sucede para as instalações hidráulicas, com a diferença que além do material falta um profissional especializado para executar os trabalhos. PARA DOAR  Os interessados em contribuir com material ou serviços podem entrar em contato pelo (47) 9.92754054 (Kátia), (47) 9.96936744 (Tatiane Marega), (47) 9.88228421 (Diego), com a Secretária de Assistência Social, Giseli Anton (( 47) 9.91523680) ou com o Secretário de Habitação, Tcharles Purim, pelo (47) 9.92212364. PARA ESTE SÁBADO (06) Para este sábado, segundo o engenheiro, são necessários: – Tijolos – Areia Fina – Areia grossa – Cimento – Cal – Terra para aterro – Pregos Ferramentas – Mangueira de nível – Carrinhos de mão – Pá – Enxada – Cortadeira – betoneira (se possível) – colher de pedreiro – Linha PARA A PRÓXIMA ETAPA Para a construção dos quartos e restante da reforma, já na terceira etapa:
Os materiais assinalados já foram conseguidos
– Madeira- DIEGO – 750 tijolos 6 furos queimado – 2,0 m³ areia grossa – ORLANDO – 1,5 m³ brita 0 – 2,0 m³ areia fina – 20 saco cimento – DIEGO – 5 cal – 21 m² piso cerâmico – DIEGO – 8 saco argamassa ACII – DIEGO – 33 m² eternit 5mm – 2kg prego para telha – 21 m² forro pvc – LEAN ODORIZE – 8 kg prego 17×27 – 3 kg prego 19×29 – 1 kg prego 15×15 – 2 portas internas 80×210 – 6 dobradiça – 2 fechaduras – 2 janelas de ferro – 2 bocal E27 – 2 lâmpadas – 1 rolo cabo 1,5mm azul – 1 rolo cabo 1,5mm preto – 1 rolo cabo 2,5mm azul – 1 rolo cabo 2,5mm preto – 1 rolo cabo 2,5mm verde – 2 tecla com tomada simples sobrepor – 2 fita isolante ACOMPANHE O CASO DESDE O INÍCIO  https://nossasnoticias.com.br/2019/06/04/dona-rosa-e-sidnei-merecem-morar-com-dignidade/ https://nossasnoticias.com.br/2019/06/07/voluntarios-se-mobilizam-para-dar-mais-dignidade-para-dona-rosa-e-sidnei/ https://nossasnoticias.com.br/2019/06/13/precisa-se-de-voluntarios-para-mutirao-na-casa-de-dona-rosinha/
Anúncios
 ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram