Nossas Notícias

"O que a maioria dos abusadores diz é que as vítimas 'pediram' para ser abusadas", lamenta delegado de Rio Negrinho

Anúncios RIO NEGRINHO. Sábado (18) foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. E naturalmente, em todo o Brasil, várias ações e campanhas foram realizadas para marcar a data. E em Rio Negrinho não foi diferente. Na sexta-feira (17), a equipe da Secretaria de Assistência Social decorou a cidade com banners e flores amarelas – símbolo padrão da data – em locais estratégicos do centro da cidade.

Continua depois do anúncio
O município, mesmo considerado pequeno – tem pouco mais de 40 mil habitantes – infelizmente tem somente nos primeiros cinco meses deste ano, dez inquéritos de estupro de vulnerável instaurados, conforme o delegado Rubens Passos de Freitas.
Continua depois do anúncio
Ele comentou que o número, considerado alto, causou um certo espanto e disse que notou nos depoimentos dos acusados de abuso uma triste justificativa em comum. “Quando questionados sobre o motivo dos crimes, eles costumam dizer que as vítimas ‘pediram’ ou ‘queriam’ ser abusadas”. Passos relatou que recentemente,ao tomar depoimento de um acusado de ter abusar de uma criança, ouviu a homem dizer que havia cometido o ato “porque o menino vivia querendo sentar no seu colo”. “Percebi que a mente do abusador é bastante deturpada, pois confundem o carinho e a inocência de uma criança ou mesmo adolescente como insinuação sexual. Os depoimentos evidenciam também que os abusadores acreditam que a todo momento e demonstração de amizade ou afeto, existe alguém desejando uma relação sexual, independente da idade da pessoa”.
Continua depois do anúncio
Ele frisou ainda que qualquer tipo de ato libidinoso ou conjunção carnal com menores de 14 anos é considerado estupro perante a lei.
Continua depois do anúncio
“Mesmo que a própria vítima diga que quis manter a relação sexual, o crime é caracterizado com previsão de prisão ao autor”. Denúncias e procedimentos Passos informou que denúncias de abuso sexual podem ser feitas pelo telefone 181 ou diretamente na Delegacia de Polícia.
Continua depois do anúncio
“É registrado o Boletim de Ocorrência e a criança ou adolescente é encaminhada para atendimento em São Bento do Sul com a psicóloga policial. Também é feito o exame para verificar se houve conjunção carnal e depois dos resultados desses laudos começam as oitivas policiais”, explicou. ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram