Nossas Notícias

Profissionais de Enfermagem serão homenageados na Câmara de Rio Negrinho

Anúncios

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho
RIO NEGRINHO. A Vereadora Maria Eni de Castilho Packer (PDT) juntamente com o Vereador  Pablo Ricardo Ribeiro (PMDB), ambos enfermeiros, tiveram aprovado pelos demais vereadores um requerimento para que  a Câmara realize uma sessão festiva em comemoração a Semana de Enfermagem. A homenagem aos profissionais será realizada no dia 10 de maio de 2019, às 19 horas na sede da Câmara e toda a comunidade é convidada a acompanhar a cerimônia.
Continua depois do anúncio   

                                                                                Os vereadores destacaram que a data marca o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale.

Profissão era realizada de forma voluntária
A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.
A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.
Já no dia 20 de maio comemora-se em todo Brasil o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. A data foi instituída pela Resolução 294/2004, do Conselho Federal de Enfermagem em outubro de 2004.
Profissionais são de extrema importância para a sociedade
Continua depois do anúncio
Regulamentadas por lei, as profissões são de fundamental importância para a prestação de assistência em saúde.
Cabe ao  Técnico de Enfermagem assistir o Enfermeiro no planejamento das atividades de assistência, no cuidado ao paciente em estado grave, na prevenção e na execução de programas de assistência integral à saúde e participando de programas de higiene e segurança do trabalho, além, obviamente, de assistência de enfermagem, excetuadas as privativas do enfermeiro.
Continua depois do anúncio
Já aos Auxiliares de Enfermagem cabe integrar a equipe de saúde e educar, preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos; executar tratamentos prescritos; prestar cuidados de higiene, alimentação e conforto ao paciente e zelar por sua segurança; além de zelar pela limpeza em geral.
Cabe ainda, ao Auxiliar ministrar medicamentos, aplicar e conservar vacinas e fazer curativos; colher material para exames laboratoriais; executar atividades de desinfecção e esterilização; realizar controle hídrico; realizar testes para subsídio de diagnóstico; instrumentar; efetuar o controle de pacientes e de comunicantes em doenças transmissíveis; prestar cuidados de Enfermagem pré e pós-operatórios; aplicar oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma, enema e calor ou frio; executar os trabalhos de rotina vinculados à alta de pacientes; e participar dos procedimentos pós-morte.
Anúncio
 
 ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram