Nossas Notícias

Rio Negrinho agora conta com guarnição específica para atender mulheres vítimas de violência

Anúncios RIO NEGRINHO. Na manhã de terça-feira (23),  foi lançado oficialmente o Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher na cidade de Rio Negrinho, o qual contará com uma guarnição específica e capacitada para atender mulheres vítimas de violência doméstica.

Continua depois do anúncio
Compareceram à solenidade inúmeras autoridades além da população em geral, as quais foram recepcionadas pelo tenente-coronel Fabiano Dias Perfeito comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar e pelo capitão Jean Carlo Denk comandante da 3ª companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar. O que é a rede Catarina de Proteção a Mulher?
Continua depois do anúncio
É um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) direcionado à prevenção de violência doméstica e familiar contra a mulher, pautado na filosofia de polícia de proximidade e que visa conferir maior efetividade às ações de proteção à mulher, com atuação em rede, ou seja, com o apoio de diversas outras instituições. Qual a finalidade do Programa?
Continua depois do anúncio
Proteger e orientar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a partir de visitas preventivas e da fiscalização de medidas protetivas de urgência; Fomentar ações de polícia restaurativa por meio de policiamento direcionado, visando pacificar conflitos e solucionar problemas relacionados à quebra da ordem pública no âmbito familiar; Estabelecer, por meio de solução tecnológica (aplicativo), ações de policiamento destinadas a conferir maior efetividade e celeridade ao atendimento policial às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O que é violência doméstica?
Continua depois do anúncio
Para os efeitos da Lei 11.340/06, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, seja no âmbito doméstico, no familiar ou em qualquer relação íntima de afeto. Em Rio Negrinho, 25 ocorrências de violência doméstica registradas de janeiro a março deste ano
Continua depois do anúncio
A Polícia Militar atendeu de janeiro à março de 2019, um total de 25 ocorrências no âmbito da violência doméstica, com diversas condutas criminosas como ameaça, lesão corporal, injúria, dano, dentre outras. A Polícia Militar de Rio Negrinho sempre buscou um rápido e eficaz atendimento de ocorrências relacionadas à violência doméstica, bem como sempre se preocupou com a prevenção de crimes. Nesse sentido, a Rede Catarina de Proteção à Mulher torna-se uma importante ferramenta de segurança pública, com atuação direcionada à prevenção de ocorrências de violência contra as mulheres, seja através de visitas preventivas, fiscalização de medidas protetivas ou busca pelos necessários encaminhamentos através da atuação em rede. Polícia Militar de Santa Catarina: “Presentes e protegendo”. Texto: cabo Renan dos Santos / soldado Weslei Pauli Fotos: 2º tenente Cleverson Kalil de Souza/ cabo Renan dos Santos]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram