Nossas Notícias

Você gosta de café ou trabalha na área de gastronomia? Que tal se tornar um barista? Profissão está em alta!

Uma profissão ainda não tão conhecida por aqui começa a tomar corpo com a atuação do rionegrinhense Nedwyn Lils. Ele trabalhou como gerente da filial do Cedro Rosa Café em São Bento do Sul. Até aí tudo normal. Mas foi ali, durante o período de funcionamento da unidade, que se apaixonou por café e decidiu tornar-se um especialista na preparação da bebida. Ou seja, um barista. Como ele se formou um barista A partir daí começou estudos teóricos e práticos para formar-se um barista. “Fiz cursos em cidades de Minas Gerais (MG) e Curitiba (PR). Em Minas Gerais mais especificamente fiz vários roteiros em fazendas da região sul do estado, principalmente na Fazenda Santo Antônio. Acompanhei todos os ciclos de produção do café. Até da colheita de café cheguei a participar”, contou.

Nedwin na colheita do café em fazenda em Minas Gerais
O conhecimento originou a empresa Cafeinsano, que realiza cursos, degustações e eventos além de representar os cafés da marca Barões do Café aqui na região. O jovem barista também trabalha em outros municípios catarinenses,como Balneário Camboriú e com base em sua experiência e conhecimento entende que há por aqui um bom campo profissional, inclusive para a formação de novos baristas. “Proporcionalmente temos muitas cafeterias mas bem poucos profissionais especializados na área. O que considero uma grande oportunidade para quem deseja atuar nesta profissão”. Curso para preparar novos baristas na região Sem nenhum medo de concorrência, Nedwyn inclusive realizará nos dias 15 e 16 deste mês um curso em São Bento do Sul em parceria com Paulo Poran, da Poran Cafés Especiais,  para quem deseja se tornar um profissional da área. O local, segundo ele, será divulgado em breve. Primeira edição de um guia com as principais cafeterias da região Além do curso, Lils também lançou um guia com as principais cafeterias de Rio Negrinho, São Bento e Campo Alegre.
Lançamento do Guia Cafeinado no Lab Three em São Bento do Sul
“Fornecemos café para várias cafeterias parceiras. E deste trabalho surgiu a ideia de lançar o guia, que está sendo distribuído em cafeterias de Rio Negrinho, São Bento e Campo Alegre bem como em hoteis destas cidades, com o objetivo de ser uma referência para quem aprecia cafés especiais”, explicou.
Nedwin adiantou que projeto será ampliado
Nedwin contou ainda que a ideia é ampliar o guia, trazendo informações de outras cafeterias e ainda conteúdo direcionado para o público. Quem desejar conhecer um pouco mais do trabalho de um barista poderá ir no próximo dia 14 até a Le Petit, em Rio Negrinho. No local ele fará uma degustação com cafés gelados e drinks. O evento é aberto a participação de todos os interessados e não será cobrado ingresso. Saiba mais Contatos com o barista podem ser feitos pelo  Instagram (@ocafeinsano, @baroesdocafee, @nedwynlils), no site cafeinsano.com.br ou pelo fone (47)9.92419780. Confira no vídeo! Clique na foto e confira o vídeo de um dos eventos de degustação realizados pelo barista, na Cup Cake Confeitaria, em Joinville (SC). ]]>

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram