Nossas Notícias

Farmácias aguardam chegada de testes de Covid em Rio Negrinho


O pós celebrações de Natal e Ano Novo trouxe, no cenário da saúde, a certeza de que não tão cedo a vida vai voltar ao “antigo normal”, de antes da pandemia. Apesar dos bons índices de vacinação contra o Covid, a variante Ômicron vem mostrando que os cuidados ainda são fundamentais. 

E o que prova isso são os altos índices de pessoas positivadas para o Covid, bem como as mortes – ainda que em número menor – de pacientes em todo mundo.

Em Rio Negrinho não é diferente. Já desde o início de janeiro muitas foram as pessoas que, sentindo sintomas gripais vem procurando nos postos de saúde, farmácias e laboratórios, os testes para detectar a contaminação pelo coronavírus. 

Porém, o aumento da demanda e a escassez de insumos para a fabricação desses exames, tornou esse cenário ainda mais incerto em todo país, onde os testes fabricados não são suficientes para atender toda procura. Em Rio Negrinho, assim como em inúmeras cidades, a situação também se replica. Das cinco farmácias de Rio Negrinho consultadas por nossa reportagem, apenas duas – FarmaSesi e Magistra (antiga 30 Horas ) – vendem os testes e em nenhuma delas há previsão de quando eles estarão disponíveis.

 “Os testes aqui acabaram no domingo (23) e apesar de fazermos pedidos de todos os itens três vezes ao dia, não há previsão de quando vão chegar os exames de Covid”, informou a equipe do estabelecimento. 

Segundo as informações, a procura pelos exames aumentou bastante e a orientação é que a comunidade entre em contato pelo 36440790 ou pelo whatsapp 47 988679542 para consultar a disponibilidade dos testes e agendar a realização do exame, que é feita conforme todas as regras de prevenção ao Covid. 

Na Magistra Pharma a procura também aumentou bastante e no momento não há testes disponíveis. 

“A previsão é de que a gente receba em fevereiro, mas ainda não temos uma data específica”, informou a farmacêutica Cleonice Vellasques. Para verificar o início da realização dos testes, basta entrar em contato pelo 47 3644-8237. 

Na Catarinense, o farmacêutico informou que o único exame de Covid realizado é o do antígeno, que identifica se o paciente já teve contato com o vírus. O exame está disponível e não é preciso agendamento. Mais informações podem ser obtidas pelo 3644-1158. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram