Anúncios
RIO NEGRINHO. Há mais de um mês os atletas que treinam futebol no Clube Ipiranga tem um novo professor. Ele é Sérgio Rosa (na foto, de agasalho preto e tênis azul claro), que se divide entre um projeto na cidade de Guan Zhou e agora também no clube rionegrinhense.
A reportagem do Nossas Notícias esteve na sede do clube,onde conversou com o treinador, atletas e direção.
NA CHINA
Continua depois do anúncio
Rosa explicou que desenvolve um projeto pedagógico de futebol em solo chinês desde 2018.
“O trabalho está começando em Guan Zhou, uma cidade com 14 milhões de habitantes. É a maior cidade de Guan Dong, estado com cerca de 50 milhões de habitantes”.
Ele contou que Guan Zhou é a cidade sede do Evergrand, time que já foi treinado pelo brasileiro Felipão e onde atualmente joga Paulinho.O projeto é desenvolvido em parceria com Paulo Prestes, diretor do Ipiranga.
“É para ser implantado em iniciação esportiva com crianças da rede pública, que são alunos com idade entre 6 e 14 anos”.
Continua depois do anúncio
O professor relatou que na China os alunos ficam 10 horas por dia na escola – das 07h30 às 17h30. À tarde, segundo ele, as crianças tem 90 minutos de recreio, quando podem escolher o esporte que querem praticar. São várias as opções: ping pong, bed mynton, basquete, futebol, atletismo.
“No caso do futebol, uma empresa contrata treinadores para as aulas que acontecem em campos sintéticos de futebol society, que existem em todas as escolas públicas”.
Rosa falou ainda que na China cada escola tem entre 2500 e 3000 alunos e que os que moram em locais mais distantes podem dormir em alojamentos oferecidos pelas próprias escolas.
“O futebol ainda está engatinhando na China, justamente por algumas dificuldades que tem. Eles precisam melhorar a coordenação motora, o trabalho pedagógica e lá a abordagem precisa ser aprimorada. Por isso estou lá também”.
Continua depois do anúncio
O projeto desenvolvido por Rosa e Paulo prevê um sistema inovador de treinamento e a esperança dos dois brasileiros é que a criação seja adotada em toda a China, abrangendo no mínimo 10 milhões de alunos.
“Se sobrar recursos, a gente pode aplicar aqui no Ipiranga também”, observou.
EM RIO NEGRINHO
Continua depois do anúncio
Rosa já trabalhou em diferentes clubes do Brasil e também no Ipiranga, há alguns anos.
Em seu retorno, ele está focando na preparação dos jogadores para competições que o clube está disputando.
“Hoje o Ipiranga é um Centro de Treinamento de atletas mas a ideia, futuramente, é fazer um trabalho com crianças também. Além disso, trabalhamos para formar times sub 17 e sub 19 que possam representar Rio Negrinho em competições fora do município”.
CLUBE PRECISA DE APOIO
Continua depois do anúncio
Ele disse que falta apoio ao clube na cidade.
“Vejo que está faltando a cidade abraçar o Ipiranga também. Tem uma excelente estrutura aqui mas precisa haver uma aproximação maior já que o Ipiranga faz parte da história de Rio Negrinho”.
Continua depois do anúncio
Para o professor, há vários pontos a serem melhorados. Segundo ele, o fato de seu Paulo Prestes fazer parte do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) é um fator muito positivo e que mostra a seriedade do trabalho realizado por ele na direção do clube.
Algo que falou que também precisa ser melhorado é o acesso de muitos meninos ao clube.
“Vários não tem condições de arcar com o transporte até a sede aqui no bairro Alegre e o pessoal que mora nas redondezas também precisa ter consciência de que o clube está de portas abertas à toda comunidade”.
Sérgio finalizou considerando a importância do esporte para a comunidade, mesmo para aquelas pessoas que não praticam nenhuma atividade física.
“O esporte é uma ferramenta social que pode ser usada de várias formas, contribuindo na formação do cidadão. Se a criança ou o jovem tem o esporte para canalizar toda sua energia, segue pelo bom caminho. Se não tem essa opção, se fica na rua, sabemos que infelizmente podem seguir pelos maus caminhos”.
Anúncios
]]>