ESTADO. Um estudo especial realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) revelou que Santa Catarina possui hoje 1.849 empresas que podem migrar para o Mercado Livre de Energia, sendo quase 70 mil em todo o Brasil.
Tratam-se de empresas de grande e médio porte que, sozinhas ou em comunhão de filiais (somatório de unidades), alcançam mensalmente uma carga energética acima de 500 kW e uma conta de energia superior a 30 mil reais. A exemplo: indústrias, comércios (como shoppings centers), prestadores de serviços (como hospitais), entre outros.
O Mercado Livre de Energia (MLE) é um ambiente de negociação contratual que permite ao agente consumidor adquirir energia elétrica diretamente de geradores e comercializadores de sua escolha, acordar preços, período e outras condições em contrato, sendo a migração de unidades consumidoras para o MLE regulamentada pelo governo.
As unidades consumidoras que não alcançam este patamar de carga energética permanecem no Mercado Cativo, em que a contratação de energia acontece de forma compulsória com a distribuidora regional. Portanto, o MLE é voltado para médias e grandes demandas, enquanto o ambiente cativo atende o consumo amplamente domiciliar e das empresas que ainda não migraram, seja por escolha própria ou inelegibilidade.
A vantagem do ambiente livre é que, com a negociação contratual, é possível obter melhores preços, condições, e identificar oportunidades de negociação de energia. Existem empresas especializadas que prestam suporte em todos os aspectos dessa gestão.
Uma empresa que tem se destacado no cenário catarinense é a RBE, empresa do Grupo H. Carlos Schneider, do qual faz parte também a Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina, que desde 2011 atua com operações de comercialização de energia elétrica no MLE, consultoria de processos no setor, e com o gerenciamento de consumo e identificação de alternativas para redução dos custos no Mercado Cativo.
Sobre a RBE
Fundada em 2011 e localizada em Joinville (SC), a RBE é uma empresa do Grupo H. Carlos Schneider, que comercializa energia elétrica no mercado livre. Atualmente, a companhia conta com mais de uma centena de clientes, entre indústrias, empresas e instituições de grande porte. Com o compromisso de fornecer soluções em energia elétrica mais econômicas, a RBE oferece serviços que vão da consultoria até à venda e à gestão energética.
Sobre o Grupo HCS
Com uma história de 140 anos, o Grupo H. Carlos Schneider, de Joinville (SC), reúne sete empresas que são referência nacional em diversos segmentos: Ciser, Ciser Automotive e FCF, fabricantes de soluções em fixação; Hacasa, empreendimentos imobiliários; RBE, gestão e comercialização de energia; Intercargo, soluções logísticas; e Agropecuária Parati. Mantém ainda o ITHIO, entidade que organiza ações sociais, ambientais, de pesquisa e desenvolvimento.
Atualmente, o Grupo HCS emprega mais de 2 mil colaboradores e conta com uma carteira de aproximadamente 20 mil clientes em mais de 25 países.
• Com informações da FIESC e assessoria de imprensa do Grupo HCS