RIO NEGRINHO. Em uma sequência de várias aquisições neste ano, a Fundação Hospitalar conta agora com um aparelho de raio-x digital.
O equipamento chegou na unidade nesta segunda-feira (06) e conforme o diretor Cláudio Marmentini, ficará na UTI e quando necessário será usado nos demais setores.
“O objetivo é que seja usado também para realizar exames em pacientes acamados e internados no hospital, para que não necessitem ser transferidos para o serviço de imagem. É uma aquisição muito importante e que vai beneficiar principalmente quem estiver na Unidade de Tratamento Intensivo, explicou.
O diretor destacou que o aparelho pode ser utilizado no Centro Cirúrgico, facilitando e agilizando os procedimentos e que a princípio será utilizado somente com pacientes internados no hospital, com exceção para outros casos extraordinários que possam surgir.
O novo aparelho foi comprado por R$ 225 mil, sendo R$ 105 mil destinados através da realização de mais uma das etapas do Brasileiro de Rally de Velocidade, trazida para a cidade também neste ano, através de uma parceria do Jeep Clube Rio Negrinho com a organização nacional das provas e vários apoiadores locais.
“O restante foi custeado com recursos de doações, campanhas, rifa e outras ações”, comentou Marmentini
Neste ano a Fundação Hospitalar também adquiriu um tomógrafo e um raio-x digital que já estão sendo usados no atendimento à pessoas internadas. As tomografias também estão sendo realizadas em consultas particulares. Há possibilidade de consulta para convênios e também pelo SUS, mas este somente depois de firmados os convênios com prefeituras da região.
Já no caso do raio-x digital, pacientes do SUS que não estejam internados também podem recorrer ao hospital e fazer o exame, mediante encaminhamento médico.
Conforme o diretor, ainda não há previsão da aquisição de outros equipamentos.
“Estamos com previsão de algumas emendas de deputados, mas nada de concreto ainda”, citou.
DEPOIMENTO
Adilson Veiga assumiu há cerca de cinco meses a coordenação técnica do Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital.
Ele atua na área de raio x e tomografia desde 1994 e já trabalhou no Hospital e Maternidade Sagrada Família, em São Bento do Sul e na Multimagem. Atualmente também trabalha na mesma área na prefeitura de São Bento do Sul.
À reportagem do Nossas Notícias ele contou sobre como tem sido a experiência de trabalhar agora também na Fundação Hospitalar.
“Eu já trabalhava aqui cobrindo férias dos colegas. Hoje posso dizer que o hospital está de parabéns pela evolução! Com o raio x digital, o paciente e o seu médico podem acessar o exame e o laudo direto do seu celular ou computador, através de uma senha. É tudo muito muito prático, só pontos positivos! Esses aparelhos tem uma qualidade de imagem muito maior, não tem nem comparação com os analógicos! Sem contar que agiliza o atendimento interno aqui no hospital e não há não gasto com papel”.
A equipe que vai realizar os exames, além de Adilson, é formada por: Jonas Eduardo Vodzynski Costa, João Silvio Barboza, Joelma Cristina Vieira Berti e Maurício Gomes de Siqueira.