RIO NEGRINHO . Como forma de promover a recuperação da estrutura física do Pavilhão dos Imigrantes, no Centro da cidade, a prefeitura deverá lançar nas próximas semanas um processo licitatório para a reforma do local. Os recursos de R$ 490 mil para a obra, foram aprovados na noite de ontem (24) na Câmara de Vereadores.
O pavilhão passou por uma avaliação em sua estrutura no ano de 2018 quando constatou-se, através do Departamento de Engenharia da Prefeitura, os problemas estruturais com deformação em partes metálicas, como também alterações nas alvenarias e fundações apresentando patologias que culminou na interdição do pavilhão ao uso público.
No mesmo ano foi realizado um reprojeto, visando reaproveitar dentro do possível as instalações existentes e adicionando o necessário na estrutura para restabelecer a segurança e disponibilizar o local para o uso público. Agora, de acordo com a prefeitura, a intenção é realizar a reforma estrutural completa do ambiente.
Além da segurança para o uso, o fomento ao turismo é outro argumento usado para recuperar o espaço. Contudo para a obra é necessário o aditamento orçamentário para oportunizar o lançamento da licitação para contratação da reforma estrutural que é contemplada no âmbito do Programa de Desenvolvimento Turístico (Prodetur).
Durante a discussão do projeto o vereador Cássio Alves, o Cassinho (PSD) lembrou que o município possui um enorme patrimônio na região central, mas que no momento não pode ser usado por não ter condições para tal.
“Com a reforma quem ganha são munícipes que vão poder participar de futuros eventos, todos irão aproveitar da melhor forma”, disse
“É uma iniciativa importante viabilizar a obra da reforma do pavilhão. Vale lembrar também que se trata de um projeto do ano passado, através do Prodetur. Graças a atenção dada pela equipe do planejamento foram acessados esses recursos e agora sairá essa reforma tao esperada”, discursou o vereador Ineir Miguel Mittmann, o Kbelo (PSC).
Manoel Alves Neto, o Maneco (DEM) também enalteceu a importância do espaço público.
“O local poderia até ser para um ginásio de esportes, mas será para eventos. Todos munícipes conhecem o pavilhão pelos eventos e shows. O local recebeu até o Centro de Triagem no ano passado e são importantes esses recursos para o pavilhão”, disse.