Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Obras continuam no jardim central de Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. A segunda escultura para o Nosso Jardim já está em seu lugar! Confeccionada pelo artista rio-negrinhense Valdemar Staffen, a obra intitulada ‘Big Bee Bang’ (A grande explosão das abelhas) traz um dos principais alicerces da humanidade: as abelhas. São elas que fornecem o equilíbrio necessário para a vida, seja pela produção do mel ou pela polinização das flores e plantas.

O prefeito Caio Treml e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Gilson Kolenez, acompanharam a colocação da peça hoje (25).

“Uma obra muito bonita, trabalho bem feito!”, parabenizou o prefeito.

“Vai embelezar ainda mais a nossa cidade”, ressaltou Gilson.

Conforme o artista, a escultura, assim como o Astrolábio (também feito por Staffen e instalado no centro do jardim), é feita em aço corten e, com o tempo, deverá ‘amarelar’ por conta do processo de oxidação.

“As duas obras são feitas justamente para amarelar, criar essa oxidação. Não estão enferrujadas”, brincou o artista.

Através da obra é possível visualizar representações dos favos de mel e da parede das colmeias. Estas formam ainda uma espécie de dança, maneira como as abelhas se comunicam dentro das colmeias.

Sobre o Astrolábio A primeira escultura instalada, sob o título “Entre Infinitos”, foi um lindo Astrolábio. O astrolábio náutico foi essencial para os navegadores, pois permitia calcular as distâncias de maneira prática com apenas um instrumento e conhecimentos de geometria. Construído em aço corten, o objeto contém em sua inscrição algumas das principais datas do município.

A seleção das obras de Valdemar foi realizada através de um edital de Concurso Público para contratação do projeto e execução de esculturas.

A representação gráfica, o memorial descritivo e os protótipos das esculturas foram aprovados com nota máxima por uma comissão julgadora interinstitucional, conforme previa o edital.

O projeto da praça

As obras no Centro Cívico Municipal são resultado do esforço coletivo envolvendo muitos atores em um projeto anunciado em 2017 cujas obras começaram somente em janeiro de 2020.

Além das esculturas, há dois outros espacos: a da  Vitrine Móveis Cimo ( com projeto doado pela rio-negrinhense Maria Aparecida Kingerski) e o do Jardim Centro Cívico ( com projeto doado pela empresa Ornato Paisagismo, de Rio Negrinho). Mais de R$ 400 mil  As obras para o Jardim e a Vitrine foram orçadas em R$ 485, 8 mil. O trabalho foi viabilizado também com uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Mauro Mariani, através do Ministério do Turismo.

De acordo com a prefeitura, um programa orçamentário dividiu as ações em quatro metas. A primeira foi a obra civil da Vitrine Móveis Cimo; a segunda compreendeu a obra civil da Praça; a terceira o concurso das esculturas e a quarta meta foi a execução do paisagismo. Todas estas etapas foram licitadas e os editais estão disponíveis no site atende.net.

Segundo a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Márcia Terezinha Pscheidt, Nosso Jardim e seus entornos são resultados de um esforço coletivo que compreendeu a leitura de vários elementos existentes em nosso histórico.

“As memórias e resgate dos hábitos dos antepassados e dos povos originários, além do esforço coletivo dos artistas e artesãos envolvidos na concepção e doação dos projetos configuram o uso desse espaço”, frisou.

Promoções                                                                                    
   
                                                                                                           
 
                                                                                                         
   
                                                                                                                     ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *