RIO NEGRINHO. Propiciar uma nova atividade – e oportunidade – para pessoas atendidas pela Assistência Social através do CRAS é um dos projetos trabalhados pela vereadora Alessandra Cristofolini e por Ivanilde Linzmeyer Pscheidt, assistente social, pedagoga e assessora de docência efetiva da prefeitura.
O projeto começou a ser trabalhado agora mas a ideia já vem de muito antes. Isso porque a proposta foi idealizada por Ivanilde, que inclusive já implantou hortas pelos CMEI’s em que trabalhou em Rio Negrinho e em São Bento do Sul trabalhou num projeto de horta comunitária quando foi estagiária na Secretaria de Assistência Social.
E na parceria com a vereadora, ela viu a oportunidade de não só ampliar mas de instituir legalmente um novo programa em Rio Negrinho
“Em 2020 fui candidata a vereadora pelo PSL, juntamente com a Alessandra. Não fui eleita mas implantar uma horta comunitária no CRAS era uma de minhas propostas caso fosse eleita. Como a Alessandra é a nossa vereadora, a procurei para fazer uma parceria. Agora ela está trabalhando também na elaboração do projeto para posteriormente poder colocá-lo em votação na Câmara. Desta forma, agora esse é o nosso projeto, não é só mais meu”.
Alessandra explicou que em conjunto elas vem estudando vários pontos do projeto, cuja formatação está sendo acompanhada por Cleverson Vellasques, consultor jurídico da prefeitura.
“Já visitamos a horta comunitária do CRAS de Serra Alta, em São Bento do Sul, onde fomos muito bem recebidas ( clique aqui para ler a matéria ). A equipe de lá se mostrou muito disposta a nos ajudar a implantar essa proposta aqui. Ainda vamos visitar outras hortas comunitárias que também deram certo em São Bento do Sul e estamos conversando com a Marceli Kruger, Secretária da Assistência Social da nossa cidade. Também vamos precisar conversar com o Secretário da Agricultura, com alguns Conselhos Municipais,… É um projeto que envolve muita gente”, destacou.
Conforme Ivanilde, a ideia é possibilitar que as famílias atendidas pelo CRAS possam cuidar da horta comunitária, tendo também o acompanhamento de técnicos na área, de assistente social, psicólogo e outros profissionais.
“Através do trabalho e cuidado na horta, poderão ser realizadas diversas atividades terapêuticas. Isso porque no cultivo desses alimentos as famílias vão conversar, vão trocar ideias e interagir, trazendo muitas vezes questões de comunicação e de comportamento que podem ser trabalhadas também para melhorar o relacionamento familiar como um todo”.
O projeto prevê que as famílias possam levar para casa os alimentos que produzirem e até mesmo vendê-los para complementar os ganhos.
De acordo com elas, ainda será estudado um local para a horta comunitária, tendo em vista que no CRAS de Rio Negrinho não há espaço para plantar .
Alessandra e Ivanilde declararam ainda que vem trabalhando em conjunto em outras ideias para a cidade.
“Está sendo uma parceria muito legal, temos visitado muitas famílias e estudado diferentes iniciativas”, pontuou a parlamentar.
“Não fui eleita, mas nada me impede de mesmo sem ser vereadora procurar colocar meus projetos em prática. Acredito que para fazer as coisas acontecer precisamos trabalhar juntos e não só reclamar. Tenho muitas outras ideias para ajudar pessoas que não tiveram oportunidades. Precisamos ajudar mais, estender mais a mão para quem deseja mudar de vida, independente de ocupar um cargo na Câmara ou em outra esfera”.
Promoções
]]>