RIO NEGRINHO. Hoje é o Dia Mundial da Fotografia e resolvemos fazer uma série de posts especiais tendo em vista a valorização da profissão em si, a importância do profissional de fotografia e a importância da própria fotografia, em uma época em que ela está em evidência como nunca, principalmente nas redes sociais.
Para tanto, decidimos fazer uma reportagem especial com as fotógrafas Jaque Santos e Fernanda Ferraz, que realizam um trabalho bem diferenciado na área: são os ensaios sensuais.
Um tabu para quem não conhece? Pode ser. Mas acima de tudo, para quem conhece, é uma quebra de paradigmas numa sociedade que padroniza tanto a beleza da mulher.
Confira o nosso bate papo para conhecer um pouco mais desse trabalho!
Nossas Notícias – Jaque, você tem um ateliê com seu nome, onde faz vários tipos de fotos. Se especializou em fotografia materno infantil, na qual registra a gestação, os primeiros dias do bebê e toda a evolução no primeiro ano de vida. Como surgiu a ideia de tornar o ateliê um espaço também para a realização de ensaios sensuais?
Jaque Santos – Conheci a Fernanda nas redes sociais e me chamou atenção o fato de ela não ter essa profissão naquela época mas ter um olhar fantástico nas imagens.
Começamos a conversar, trocar experiências e conhecimentos, … Estudamos fotografia e ela sempre me falava da paixão por registar as mulheres, de mostrar a beleza que elas traziam atrás de suas histórias.
Foi então que nesse ano de 2020 decidimos unir forças para crescermos juntas, cada uma em sua especialização.
[caption id="attachment_30042" align="alignnone" width="300"] Jaque Santos ( de blusa branca ) e Fernanda Ferraz fecharam parceria e oferecem o serviço diferenciado na região[/caption]
Nossas Notícias – E Fernanda, como surgiu a ideia de realizar os ensaios sensuais, já que esse é um ramo da fotografia não muito comum por aqui?
Fernanda – Fiz um um workshop com o João Carlos Petri há anos atrás. No início apenas por gostar de fotografia e querer entender sobre o equipamento, pois gostava de tirar fotos do meu filho. Mas já era apaixonada pelos ensaios femininos e comentei isso no workshop.
Logo após o workshop eu convidei uma amiga para fazer um ensaio sensual na minha casa, ela postou as fotos e outras mulheres começaram a me procurar pedindo informações de valores dos ensaios.
Nossas Notícias – E como foi esse retorno inesperado?
Fernanda – No início fiquei assustada pois não foi algo que planejei, foi algo que aconteceu pelo amor que eu tinha a fotografia e por aquele tipo de ensaio específico.
Nossas Notícias – E como tem sido esse trabalho? Porque é mais do que uma imagem, pois trabalha muitos sentimentos das mulheres de forma geral.
Fernanda – Meu objetivo é desmitificar o sensual feminino. Por exemplo, como muitas pessoas vêem como vulgar para mim é muito pelo contrário, pois meu trabalho não é escancarar o lado erótico e sim variar os cliques, indo de fotografias femininas elegantes, mais suaves e românticas até mais sensuais ou sexy.
Entendo que o ensaio sensual possibilita que a mulher possa mostrar quem ela é, o que ela sente.
É levantar a auto estima de nós, mulheres, que vivemos em uma sociedade ainda machista e enraizada em padrões de beleza impostos pela mídia, que são inatingíveis.
Acredito que é importante se amar o bastante para saber encontrar o equilíbrio das coisas. É preciso buscar dentro de si o que é o mais importante: amor próprio!
É preciso compreender que temos que estar bem conosco, com quem somos, como somos. Como diz a minha coach “eu sou o eu sou”.
Nossas Notícias – E o quê as clientes comentam sobre o resultado dos trabalhos?
Fernanda – O ensaio sensual te permite esquecer dos seus complexos, dos preconceitos e até mesmo de como você se sente sobre o seu corpo ao olhar de uma outra pessoa.
Você não precisa se preocupar com suas marcas,com o tamanho de roupa que você veste,nem com sua idade, você só precisa ser você! E claro ser maior de idade! rsrs
O que as clientes comentam sobre os resultados é o que me deixa mais feliz! O ensaio sensual é mágico, você se conecta com a cliente a cada clique.
Eu mostro a elas uma foto e outra, elas olham e dizem: “Sou eu mesma?”; “Nossa, que câmera boa!” ou “Você é boa mesmo!”. Então eu digo: “não, essa é você, como você não costuma se ver!”.
Elas saem do ensaio com uma ótima auto estima e para mim os benefícios para o corpo e mente delas são incontáveis.
Nossas Notícias – Como são feitos os ensaios? A pessoa escolhe o cenário, vocês escolhem junto, …? Com relação ao figurino, lingerie, sapatos …a pessoa leva, vocês tem ou as duas opções?
Fernanda – Essa é uma pergunta que toda cliente faz. Nós escolhemos juntas. Pode ser feito o ensaio no estúdio, em uma pousada, na minha casa, na casa da cliente,onde for mais confortável e ela se sentir bem.
Importante destacar que não é necessário se fantasiar para um ensaio sensual, a não ser que a cliente queira,claro.
Ser sensual é ser você mesma, e o mais importante usar algo que você se sinta bem!
Nossas Notícias – Quanto tempo leva pra fazer um ensaio, em horas?
Fernanda – É bem relativo. No geral de uma a duas horas, mas tudo depende do tempo da cliente, de como ela vai se sentindo confortável e de quantas fotos ela quer.
Nossas Notícias – Como faz quem deseja conhecer mais o trabalho de vocês?
Fernanda –Quem quiser conhecer mais sobre meu trabalho pode me seguir no Instagram ,
me chamar no WhatsApp (47) 9.89166670 (clique aqui para falar direto) ou entrar em contato com a Jaque pelo whatsapp (47) 9.92044510 ( clique aqui para falar direto ).
Confira nosso segundo post da série sobre o Dia Mundial da Fotografia clicando no link abaixo: