
SÃO BENTO DO SUL. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participou no último sábado (14) do Conexão Ambiental, realizado no Ecoparque da Avenida dos Imigrantes. O evento reuniu entidades, projetos e iniciativas voltadas à conscientização ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida. Durante a programação, a secretaria apresentou o trabalho desenvolvido por meio do projeto Hortas Comunitárias.
A iniciativa tem promovido integração social, fortalecimento de vínculos e incentivo à alimentação saudável nos bairros do município. No local, foram expostas hortaliças cultivadas nas hortas, além de materiais informativos e divulgação das atividades realizadas com os participantes.
Além da produção de alimentos, o projeto busca estimular valores como cooperação, cuidado com a terra, saúde e bem-estar, contribuindo também para o desenvolvimento pessoal e comunitário. As hortas têm se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão social e promoção da autonomia, especialmente entre mulheres e famílias atendidas pela rede socioassistencial.
Segundo a equipe da secretaria, a participação no evento reforça o propósito da iniciativa: “plantar vai além da produção de alimentos, sendo também uma forma de semear esperança, fortalecer vínculos e cultivar novos projetos de vida”.





