RIO NEGRINHO. Na última quinta-feira (25), seis integrantes do Núcleo de Cheias da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) visitaram a Defesa Civil de Blumenau. O grupo foi recebido pelo secretário municipal, coronel Carlos Olímpio Menestrina, que apresentou a estrutura e o funcionamento do órgão, destacando as principais frentes de atuação.
Entre os pontos abordados no encontro estiveram: estrutura de atendimento à população, planos de contingência e mapas de risco, sistema de monitoramento e histórico de alagamentos, aplicativo AlertaBlu e programas de prevenção, obras de contenção, diques e drenagem e projetos de conscientização e educação ambiental.
A programação incluiu ainda uma visita ao dique da Fortaleza, inaugurado em 2014 com sistema de energia elétrica para conter enxurradas e enchentes. A estrutura beneficia diretamente o bairro Fortaleza, protegendo 3.326 edificações e 10.642 pessoas.
A Defesa Civil de Blumenau começou a ser organizada em 1973 e, em 1989, foi oficialmente instituída na administração direta da Prefeitura.
A coordenadora do Núcleo de Cheias da Acirne, Evelise Neppel Dalagnol, destacou que a troca de experiências é fundamental e reforçou o compromisso do grupo em buscar soluções conjuntas para reduzir os impactos das cheias em Rio Negrinho. Segundo ela, “nós precisamos, com urgência, ativar uma Defesa Civil atuante, com no mínimo três servidores”. Evelise também reforçou que, mais do que o trabalho da Defesa Civil, o envolvimento da comunidade é essencial para a construção de cidades mais preparadas e resilientes.