
SÃO BENTO DO SUL. A Secretaria de Assistência Social promove na próxima segunda-feira (8) uma ação especial em alusão à Campanha Agosto Lilás, com a presença do Ônibus Lilás, veículo itinerante que leva acolhimento, informação e orientação às mulheres sobre seus direitos e formas de proteção contra a violência.
A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, e tem como objetivo reforçar o enfrentamento à violência doméstica e a promoção da equidade de gênero. Confira a programação:
Das 8 às 12 horas no CRAS do bairro Serra Alta
O período da manhã será marcado por diversas atividades culturais, incluindo:
– Apresentações de música, teatro e dança com os grupos do CRAS
– Dinâmicas com o tema “Violência Doméstica”
– Participação dos grupos de musicalização, prolongamento da memória, arteterapia e grupo de mulheres.
Das 14 horas às 16h30 na Praça Jardim dos Imigrantes, Centro
A equipe do Centro da Mulher conduzirá as atividades da tarde, com foco na divulgação de serviços e ações de prevenção:
– Apresentação da equipe técnica do Centro da Mulher e dos serviços oferecidos
– Exposição do trabalho da Rede Catarina e do projeto do CEDUP sobre violência doméstica
– Caminhada simbólica no entorno da Praça Central com cartazes confeccionados pelo Grupo de Mulheres e distribuição de materiais informativos.
Durante todo o evento, os participantes também poderão prestigiar:
– Apresentação musical
– Exposição do projeto Meninas Digitais do IFC
– Trabalhos do Clube de Mães da APAE, artesanato da Fundação Cultural, e ações da Procuradoria da Mulher, OAB por Elas e Soroptimistas
– Varal de cartazes e poesias
– Painel lúdico para sugestões, depoimentos e denúncias
– Distribuição de mudas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A ação contará ainda com o envolvimento da Prefeitura de São Bento do Sul, SEMAS, COMDIM e DPCAM, promovendo uma rede de apoio e conscientização em defesa dos direitos das mulheres.
O Ônibus Lilás simboliza o compromisso coletivo com o combate à violência de gênero e a valorização das mulheres em todos os espaços sociais. A Prefeitura convida toda a população a participar e fortalecer essa importante causa.






