
RIO NEGRINHO. Quarta-feira é dia de esporte no Nossas Notícias, e hoje destacamos o projeto social “SeuLugarÉAquiNoVôlei”, realizado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Quiliano Martins, no bairro Quitandinha. A iniciativa é coordenada pelos professores Josiel Massaneiro e André Luiz Lewandowski, apaixonados pelo voleibol e movidos pelo desejo de transformar vidas por meio do esporte.
Criado em março de 2024, o projeto nasceu com o intuito inicial de preparar alunos com idades entre 12 e 14 anos para disputar os Jogos Escolares. No entanto, a ideia ganhou força dentro da escola, conquistou os colegas e acabou se expandindo para outros estudantes da comunidade escolar. Atualmente, cerca de 40 alunos do 4º ao 9º ano participam das aulas, que acontecem toda segunda-feira, às 17h, no ginásio da escola.
– Continua depois da imagem –


Em entrevista à reportagem do Nossas Notícias, o professor Josiel, falou sobre o quanto é gratificante ver a evolução e a dedicação dos alunos, e como o projeto tem se tornado uma realidade. “É gratificante ver a evolução deles, olhando a forma que a maioria começou e o quanto eles evoluíram tecnicamente. E, sem falar, sempre com empolgação nos treinos, é realmente gratificante. Um passo de cada vez, eles vão evoluindo”, conta Josiel ao relembrar o início do projeto, quando ainda usavam bolas furadas e materiais improvisados para garantir os treinos.
No início, a realidade era desafiadora. As aulas começaram com bolas furadas, pouco material e muito improviso. Mas a paixão dos professores e o comprometimento dos alunos falaram mais alto. Recentemente, o projeto foi contemplado pelo edital do FIA (Fundo da Infância e Adolescência) com um repasse de R$ 17,7 mil que permitirá a aquisição de novos materiais e a ampliação do número de treinos semanais após o recesso de julho.
– Continua depois da imagem –

O apoio da diretora da escola, professora Elaine Martins, foi fundamental para que a ideia saísse do papel e encontrasse um espaço dentro da escola, destaca ainda o professor. Hoje, o projeto já começa a colher frutos – e não apenas nas quadras.
A mãe Sandriele Lopes, por exemplo, vê a transformação da filha diariamente. “O projeto do vôlei está sendo uma experiência muito positiva pra minha filha. Proporciona diversão, aprendizado e desenvolvimento pessoal. Ensina disciplina, trabalho em equipe, respeito… tudo isso está ajudando na formação dela como um todo”, diz ela.
Quem quiser participar ou contribuir com o projeto — seja com doações, materiais esportivos ou apoio voluntário — pode entrar em contato pelo WhatsApp (47)9 9202-5081 ou acompanhar as atividades no Instagram @quilianovolei.






