
SANTA CATARINA. A Prefeitura de Anitápolis, na Grande Florianópolis, foi alvo de um ataque cibernético que resultou no desvio de R$ 1,6 milhão das contas municipais na última terça-feira (27). A informação foi confirmada pela prefeita Solange Back, que classificou a ação como um furto virtual.
Segundo a prefeita, entre os valores desviados estão verbas de emendas parlamentares e repasses do salário-educação. As contas atingidas são da Caixa Econômica Federal, que já foi comunicada oficialmente.
As transferências bancárias não autorizadas foram direcionadas a empresas sem vínculo com o município — algumas localizadas fora de Santa Catarina. “Reforçamos que estamos tomando todas as providências necessárias para resolução da questão e ressarcimento do município”, declarou Solange em vídeo publicado nas redes sociais.
A Polícia Civil de Santa Catarina confirmou que investiga o caso como crime cibernético. A Delegacia de Anitápolis informou que as apurações seguem sob sigilo, para garantir a eficácia das diligências e preservar provas.
Além da Caixa, a prefeitura também notificou a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o Tribunal de Contas de Santa Catarina e, nos próximos dias, deve acionar a Polícia Federal.





