Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Golpe do boleto fraudado chega à Rio Negrinho, alerta PROCON

RIO NEGRINHO. A Prefeitura de Rio Negrinho, por meio do Procon, alerta a população referente às fraudes que estão sendo aplicadas neste momento de pandemia do coronavírus no município. De acordo com o coordenador do Procon Eduardo Manoel Hacke Ramos, como é um período que muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras e precisam de dinheiro, os golpistas se aproveitam para aplicar o golpe.

Ele explica a grande variedade.

“São vários tipos de golpes. Um deles é o do boleto fraudado que a pessoa, às vezes, entra no site achando que é do banco, gera um boleto e é um boleto fraudado. Tem também o empréstimo falso que faz pela internet. Os golpistas passam por uma financeira, por um banco, aí eles pedem um depósito para o consumidor falando que vai ser liberado o dinheiro. A pessoa vai lá e deposita em uma conta R$ 300, R$ 400. Eles voltam o contato falando que precisa mais depósito”, informa ele.

GOLPE DO BOLETO FRAUDADO

Conforme Eduardo, trata-se de um golpe muito bem orquestrado por golpistas e que muitas vezes a pessoa nem desconfia que esteja caindo numa cilada. Em um dos casos atendimentos pelo PROCON, um consumidor perdeu mais de R$ 16.000,00. “Existem diversas formas de aplicação deste golpe, mas a que mais está sendo observada pelo PROCON de Rio Negrinho nessas últimas semanas, é de quando a pessoa deseja quitar o financiamento do seu veículo ou pagar algumas parcelas atrasadas, e imagina estar conversando com um atendente da financeira, porém, nada verdade, no outro lado da linha está um golpista. Algumas vezes o golpe é tão sofisticado, que é criado um site falso, com a mesma aparência do verdadeiro site da financeira, e ali consta um número de telefone para a pessoa entrar em contato”, enfatizou.  Ramos complementou relatando que acreditando ser um número da empresa, a pessoa entra em contato e recebe um boleto sem nenhuma desconfiança, até porque no boleto as informações estão todas corretas (pagador, destinatário, beneficiário, valor, etc).
Continua depois do anúncio
  “O grande problema está no código de barras, pois quando é feita a leitura do código, o sistema puxa outro boleto, que faz com que o valor pago caia numa conta aberta pelos golpistas”, alertou mais uma vez. Sendo assim, a orientação aos consumidores é que sempre verifiquem se estão realmente falando com algum atendente da empresa. “Se tiver dúvidas, pode procurar o PROCON. Nunca entre no site das financeiras clicando em anúncios vistos pela internet ou links recebidos por e-mail. Priorize sempre o contato pelo 0800 que consta no carnê de pagamento. E SEMPRE peça para o caixa do banco ou lotérica confirmar se o boleto que o sistema puxou confere com o boleto certo, que possui as informações corretas”, enfatizou. O advogado disse ainda que a melhor medida nestes casos é a prevenção, porque depois de já ter pagado o boleto, recuperar o dinheiro torna-se quase impossível. GOLPE DO EMPRÉSTIMO
Continua depois do anúncio

Sobre o golpe do empréstimo, Eduardo reforçou que tem pessoas caindo nesse golpe e acabam fazendo muitos depósitos.

“Tem pessoa que procurou o Procon e teve um prejuízo de R$ 1.500. Então, sempre ficar com um pé atrás para empréstimo e qualquer negócio pela internet. E, também se algum banco ou financeira pedir depósito de valor, pode ter certeza que é golpe, porque nenhum banco e nenhuma financeira pede depósito de valor para ser liberado empréstimo”, afirma o coordenador.

Precisando, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 47 3644-4014, pelo e-mail procon@rionegrinho.sc.gov.br no site www.consumidor.gov.br.

Anúncios
         
]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *