SÃO BENDO DO SUL. A pandemia causada pelo Covid-19 vem deixando marcas em todo o mundo, e em nossa região não poderia ser diferente. Um dos setores da economia que mais sentiu os efeitos da crise causada pela pandemia foi o comércio, que de portas fechadas por semanas acumulou grandes prejuízos. Em São Bento do Sul, a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas-, preocupada com a situação, lançou uma campanha com o objetivo de fortalecer o comércio local e gerar empregos. A Prefeitura de imediato abraçou a causa e aliou-se à CDL para juntos, contribuir para o fortalecimento do comércio local, e, consequentemente, o fortalecimento do próprio município.
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Para o prefeito Magno Bollmann, que avalia este momento como crítico, “nós não podemos ficar simplesmente de braços cruzados. O momento é ímpar. A crise pela desaceleração da economia causada pela pandemia do Covid-19 está aí, é hora de nos abraçarmos e trabalharmos juntos para retomar nosso caminho”, disse. Quanto a participação da Prefeitura na campanha de valorização do comércio, esta se dará através das ferramentas do departamento de comunicação, que atua na divulgação da campanha e incentivo à população para que realmente compre no comércio local. Para o presidente da CDL Rafael Celeski, a principal motivação para a campanha foi poder fazer algo para amenizar um pouco os efeitos que cada lojista está sentindo ao ter fechado suas portas.Continua depois do anúncio
“Sabemos que desde o início do surto de COVID-19, o varejo total no Brasil apresentou queda de -28,7%, com uma desaceleração no ritmo de queda nas primeiras semanas de abril. Um dos setores que mais sofreu com o fechamento do comércio, no país todo, foi o de vestuário, que registrou uma queda no faturamento de -82,4% comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto vemos que São Bento do Sul apresenta números melhores que esse, justamente por esse espírito solidário, e é esse espírito que queremos despertar ainda mais nos são-bentenses para estimular o comércio local mais do que nunca”, disse Rafael. Para o presidente da CDL a grande perspectiva, agora para o varejo, é a sua reinvenção, especialistas já vinham falando muito do Novo Varejo no Brasil, que é mais tecnológico e ao mesmo tempo mais humano, onde pessoas vendem para pessoas e é nesse fortalecimento das relações por meio das vendas é que todas as ações do varejo deve se pautar.“Essa é a única maneira para se manter no mercado de forma lucrativa. Ou seja, mais do que vender produtos os lojistas terão que mostrar para seus clientes qual o propósito da sua marca, para construir empatia. E seguindo esse conceito é que acreditamos que a campanha é extremamente bem vinda, queremos ser esse elo entre o cliente e o comércio para juntos fortalecermos esse engajamento, fortalecendo nosso comércio”, explicou Rafael.