Você conhece todos os serviços disponibilizados no posto de saúde do seu bairro? E sabe como pode contribuir para melhorar a qualidade deste atendimento? Possibilitar que a comunidade tenha resposta para estas duas perguntas foi o objetivo do projeto Carteira de Serviços da Atenção Primária de Rio Negrinho, implantado na cidade no ano passado. A iniciativa consiste num documento que pode ser acessado por toda a população pelo link http://www.rionegrinho.sc.gov.br/servico/55/carteira-de-servicos-da-atencao-primaria-de-rio-negrinho. Neste documento a população pode conhecer todos os procedimentos realizados no posto de saúde de cada bairro da cidade. Além disso, o material contém informações de contato de cada um dos postos de saúde como endereço, telefone, e-mail, coordenador, horários de atendimento, coleta do preventivo, documentos para acesso e documentos necessários para emitir a matrícula da carteira da unidade de saúde em Rio Negrinho. “Desta forma existe uma ampliação do acesso, visto que a população conhece os serviços disponíveis, assim como contribui para a qualidade dos serviços de saúde, visto que contém os procedimentos padrão e permite a coprodução do serviço público de saúde”, explicou Luciana Silva, uma das responsáveis pela iniciativa juntamente com a Secretária de Saúde, Fátima Mendes Afonso e demais membros da equipe técnica da secretaria (Fabiana da Luz, Elaine Miranda, Cássia Marques e Suzana Tascheck). “Este trabalho foi inclusive solicitado pela Fabiana, com todo apoio da Secretária”, destacou. Comunidade também pode avaliar o atendimento em Saúde A Carteira prevê ainda a possibilidade de a comunidade fazer avaliações e sugerir melhorias no sistema de atendimento de saúde. ” A avaliação dos Serviços dos postos pode ser realizada diretamente nos postos, por meio de um formulário impresso e que vai para a caixa de sugestões. (vide página 43 da Carteira de Serviços da Atenção Primária)”,informou Luciana. O prêmio O significado efetivo do projeto foi recentemente reconhecido no estado. “A Carteira foi classificada no Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública e receberá o Selo Boa Prática em Gestão Pública concedido pela ESAG. O Tema do Prêmio é Transparência com Cidadania e a Carteira de Serviços da Atenção Primária de Rio Negrinho foi classificada para receber o selo na modalidade Qualidade na Gestão Pública na categoria Municipal”, contou Luciana. O que o prêmio traz de bom para a cidade Luciana explicou que em função do reconhecimento Rio Negrinho foi contemplado com uma capacitação ofertada pela ESAG (UDESC). “Esta capacitação tem o objetivo de contribuir na melhoria contínua dos serviços públicos. Será concedida a uma parte dos membros da equipe que produziu a Boa Prática e estes deverão multiplicar à equipe de servidores da prefeitura”. Outros aspectos positivos em função do prêmio são os de que este selo torna Rio Negrinho uma referência para outros municípios. “Sem contar que a Carteira de Serviços da Atenção Primária de Rio Negrinho é um dos critérios de pontuação do PMAQ, que é um programa do governo federal que atribui um valor financeiro de aporte aos municípios que cumprem os requisitos do Programa de forma a realizar esse aporte considerando a meritocracia”. Luciana finalizou relatando que em agosto ocorrerá a capacitação na UDESC e também a cerimônia de premiação. “Tudo isto é um prêmio em investimento tecnológico”, frisou. ]]>