Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Projeto da Secretaria de Saúde de Rio Negrinho recebe selo de destaque em Santa Catarina

  Você conhece todos os serviços disponibilizados no posto de saúde do seu bairro? E sabe como pode contribuir para melhorar a qualidade deste atendimento? Possibilitar que a comunidade tenha resposta para estas duas perguntas foi o objetivo do projeto Carteira de Serviços da Atenção Primária de Rio Negrinho, implantado na cidade no ano passado. A iniciativa consiste num documento que pode ser acessado por toda a população pelo link http://www.rionegrinho.sc.gov.br/servico/55/carteira-de-servicos-da-atencao-primaria-de-rio-negrinho. Neste documento a população pode conhecer todos os procedimentos realizados no posto de saúde de cada bairro da cidade. Além disso, o material contém informações de contato de cada um dos postos de saúde como endereço, telefone, e-mail, coordenador, horários de atendimento, coleta do preventivo, documentos para acesso e documentos necessários para emitir a matrícula da carteira da unidade de saúde em Rio Negrinho. “Desta  forma existe uma ampliação do acesso, visto que a população conhece os serviços disponíveis, assim como contribui para a qualidade dos serviços de saúde, visto que contém os procedimentos padrão e permite a coprodução do serviço público de saúde”, explicou Luciana Silva, uma das responsáveis pela iniciativa juntamente com a Secretária de Saúde, Fátima Mendes Afonso e demais membros da equipe técnica da secretaria (Fabiana da Luz, Elaine Miranda, Cássia Marques e Suzana Tascheck). “Este trabalho foi inclusive solicitado pela Fabiana, com todo apoio da Secretária”, destacou. Comunidade também pode avaliar o atendimento em Saúde A Carteira prevê ainda a possibilidade de a comunidade fazer avaliações e sugerir melhorias no sistema de atendimento de saúde. ” A avaliação dos Serviços dos postos pode ser realizada diretamente nos postos, por meio de um formulário impresso e que vai para a caixa de sugestões. (vide página 43 da Carteira de Serviços da Atenção Primária)”,informou Luciana. O prêmio O significado efetivo do projeto foi recentemente reconhecido no estado. “A Carteira foi classificada no Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública e receberá o Selo Boa Prática em Gestão Pública concedido pela ESAG. O Tema do Prêmio é Transparência com Cidadania e a Carteira de Serviços da Atenção Primária de Rio Negrinho foi classificada para receber o selo na modalidade Qualidade na Gestão Pública na categoria Municipal”, contou Luciana. O que o prêmio traz de bom para a cidade Luciana explicou que em função do reconhecimento Rio Negrinho foi contemplado com uma capacitação ofertada pela ESAG (UDESC). “Esta capacitação tem o objetivo de  contribuir na melhoria contínua dos serviços públicos. Será concedida a uma parte dos membros da equipe que produziu a Boa Prática e estes deverão multiplicar à equipe de servidores da prefeitura”. Outros aspectos positivos em função do prêmio são os de que este selo torna Rio Negrinho uma referência para outros municípios. “Sem contar que  a Carteira de Serviços da Atenção Primária de Rio Negrinho é um dos critérios de pontuação do PMAQ, que é um programa do governo federal que atribui um valor financeiro de aporte aos municípios que cumprem os requisitos do Programa de forma a realizar esse aporte considerando a meritocracia”. Luciana finalizou relatando que em agosto ocorrerá a capacitação na UDESC e também a cerimônia de premiação. “Tudo isto é um prêmio em investimento tecnológico”, frisou.          ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *