
SANTA CATARINA. O Ministério Público deflagrou nesta quinta-feira (27) a operação “Control C”, que investiga uma possível organização criminosa envolvida em fraudes em licitações públicas. O esquema estaria relacionado a uma empresa de prestação de serviços de licença de uso de software, contratada por diversas prefeituras catarinenses.
No total, 17 municípios são alvos da investigação: Florianópolis, Jaguaruna, Tubarão, Balneário Arroio do Silva, Araranguá, Palhoça, Pescaria Brava, Balneário Piçarras, Cocal do Sul, São Ludgero, Penha, Garopaba, Capivari de Baixo, São José, Laguna, Blumenau e Criciúma. Foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão em diversas cidades.
De acordo com o MPSC, integrantes da suposta organização criminosa manipulavam os Termos de Referência (TR) dos editais para direcionar as contratações e beneficiar a empresa investigada. Além disso, contatos prévios antes dos lançamentos dos editais levantaram suspeitas. A semelhança entre os documentos usados em diferentes municípios reforçou a suspeita de irregularidades.
A Prefeitura de Florianópolis informou que a empresa investigada presta serviços ao município desde 2018 e que o contrato segue vigente por decisão judicial. A administração municipal aguarda mais informações para tomar medidas necessárias.
A Prefeitura de Garopaba disse estar apurando os fatos e deve se manifestar em breve. Já Palhoça declarou que, até o momento, não houve diligências em suas dependências.
A operação foi conduzida pelo Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), com apoio de Auditores Fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda e Peritos Criminais da Polícia Científica de Santa Catarina.
A investigação segue em andamento para aprofundar as suspeitas e identificar todos os envolvidos.





