Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

São Bento do Sul: Secretaria de Desenvolvimento Econômico lança Central de Trabalho, Emprego e Renda

SÃO BENTO DO SUL. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem realizado inúmeras ações para potencializar a geração de novos postos de trabalho na cidade. A mais recente investida é a criação da Central de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), que se concentrará na expansão de políticas públicas de desenvolvimento da administração municipal nesse campo.

Conforme relata a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine, ações como essa compõem uma gama de atividades realizadas neste segmento. “Elas refletem o compromisso da gestão em fortalecer as políticas públicas de emprego e renda. A ampliação dessas atividades evidenciou a necessidade de formalizar e identificar uma estrutura específica dentro da Secretaria”, afirmou. 

Atualmente, muitas iniciativas municipais são associadas apenas ao posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que é parte do convênio federal. “Isso limita a visibilidade e o reconhecimento das ações exclusivamente municipais, tanto interna quanto externamente. Portanto, acreditamos ser essencial a criação de uma estrutura especializada, que consolide essas iniciativas e promova o protagonismo do município na área de emprego e renda”, reflete a diretora de Indústria e Comércio, Kariana Pereira. 

A Ceter não exigirá mudanças na estrutura física atual do Sine, pois ficará vinculada ao Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. As ações serão coordenadas pela direção de Indústria e Comércio e pela supervisão do Sine, cargos já existentes. Vale ressaltar que a criação do novo órgão não implica em alterações de demais cargos.

Ações

Entre as principais ações realizadas com foco na empregabilidade, destacam-se a Plataforma Emprega Mais São Bento do Sul e o Feirão de Empregos, uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). A Plataforma Emprega Mais, em operação desde 2022, já conta com mais de 4.300 currículos cadastrados e cerca de 135 empresas utilizando o sistema para divulgação de vagas, incluindo aquelas disponibilizadas pelo Sine, ampliando a divulgação e facilitando o acesso aos postos de trabalho. 

O Feirão de Empregos, em suas duas edições, em 2023 e 2024, atraiu mais de 1.200 participantes em busca de oportunidades. Este evento permitiu às empresas aumentar seus bancos de currículos e oferecer cursos gratuitos de qualificação, promovendo o desenvolvimento profissional dos candidatos.

Em 2024, foi realizada a primeira Semana do Trabalhador, uma iniciativa dedicada a atividades relacionadas ao trabalho. Durante a semana, ocorreram palestras sobre carreira, uma oficina de currículos e outra de informática básica, além de uma ação em parceria com a Fiesc, que proporcionou ginástica laboral aos servidores municipais.

Outra ação em articulação, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, é o atendimento nos bairros, organizando a oferta dos serviços do Sine diretamente nos centros de Referência de Assistência Social (Cras), juntamente com workshops e materiais informativos importantes para ampliar a divulgação de vagas e facilitar o acesso aos serviços no município. 

Além disso, a Secretaria tem marcado presença ativa em eventos de parceiros, como o Dia da Boa Vizinhança, organizado pela Missão Social Águias, a Feira de Profissões, organizada pelo Senai, e o Evento Cidadão do Bem, realizado pelo Sesc. 

Outra ação piloto importante, foi a implementação de atividades para uma turma do contraturno no Centro de Vivência Maria Ferreira, de agosto a outubro de 2024. Os alunos participaram de atividades focadas em planejamento de carreira, definição de metas e exploração de possibilidades profissionais. Este projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Educação.

Iniciativa de destaque, ainda, foi a oferta de cursos de qualificação profissional, focados em pessoas de baixa renda e desempregados. A primeira edição, em 2022, foi o Programa Geração de Renda para Mulheres, com cursos de Costura Industrial. Em 2023, a segunda edição ampliou a oferta de cursos em parceria com empresas locais. Em 2024, a terceira edição diversificou ainda mais a programação, incluindo formações voltadas para a indústria, o comércio e, especialmente, para jovens de 14 a 18 anos, visando sua inserção no mercado de trabalho.

Além disso, foram estabelecidas parcerias estratégicas com instituições de ensino superior, como a Univille e o Instituto Federal Catarinense, para desenvolver projetos de extensão alinhados às políticas de trabalho, emprego e renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *