RIO NEGRINHO. A Secretaria de Assistência Social promoveu, neste mês de novembro, um evento especial na Fazenda Evaristo com as famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A iniciativa contou com a participação de 200 pessoas, com idades entre 0 e 86 anos.
O trabalho social desenvolvido pela Proteção Social Básica no CRAS tem como objetivo promover ações sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia tanto das famílias quanto da comunidade.
Por meio da articulação entre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), o programa foca em ações intergeracionais e na heterogeneidade dos grupos. Essas atividades coletivas estimulam os participantes a construir e reconstruir suas histórias de vida e experiências, fortalecendo os laços familiares e comunitários para enfrentar as situações de vulnerabilidade vivenciadas.
Para o secretário de Assistência Social, Matheus Guckert, a ação vai além do lazer, proporcionando trocas culturais e experiências que reforçam o sentimento de pertencimento e identidade com o contexto histórico de Rio Negrinho. “Essas atividades fortalecem os vínculos familiares ao promover a socialização e a convivência entre gerações”, destacou.