SÃO BENTO DO SUL. O Centro Cultural Genésio Tureck foi palco de uma apresentação única na noite desta segunda-feira (25). No local, o espetáculo internacional “Raízes da Polônia através da Música”, realizado com entrada gratuita, encantou o público.
O evento foi promovido com o apoio da Fundação Cultural de São Bento do Sul; do Consulado Geral da República da Polônia, em Curitiba; Ministério das Relações Exteriores, da Polônia; Grupo Chlopi, de Indaial e realização da Zapaska Tecidos Folclóricos e Fundação da Polônia.
A apresentação foi realizada pelo grupo Muzyka Zakorzeniona, coordenado pelos poloneses Piotr Baczewski e Magda Tejcma, que lideram a fundação responsável pelo projeto.
Acompanhados pelo grupo folclórico polonês Hercílio Malinowski, de São Bento do Sul, o evento marcou o início de uma turnê que passará por diversas cidades, como Indaial, Massaranduba, Blumenau, Araucária e Itaiopólis.
Pesquisa e tradição
Mais do que apresentações musicais, o objetivo principal dos artistas foi realizar uma pesquisa sobre as pessoas que ainda falam polonês e as tradições que permanecem vivas na região.
Segundo Thiago Rodrigo Priebe Neidert, coordenador da comunidade polonesa de São Bento do Sul, essa iniciativa busca fortalecer os laços culturais entre o Brasil e a Polônia.
O evento, que contou com um público de cerca de 250 pessoas, foi uma oportunidade única de vivenciar uma imersão cultural autêntica, repleta de música, história e herança polonesa, além de resgatar as raízes de uma cultura rica, marcando um momento único para São Bento do Sul e região.
Grupo polonês em visita a bateias de baixo.
Thiago Rodrigo Priebe Neidert, coordenador da comunidade polonesa de São Bento do Sul.