SANTA CATARINA. Entre janeiro e agosto deste ano, o Procon estadual realizou um total de 59.282 atendimentos, dentre reclamações, denúncias e consultas. As principais queixas dos consumidores nos primeiros oito meses de 2024 foram com relação a:
1 – Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa: 1.478
2 – Não entrega / demora na entrega do produto: 982
3 – Cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905
4 – Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 708
5 – Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos / não informados: 644
6 – Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado: 575
7 – SAC – Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo: 569
8 – Produto danificado / não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515
9 – Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386
10 – Dificuldade de contato / demora no atendimento: 330
11 – Produto danificado / não funciona – Falta de assistência técnica /falta de informações sobre assistência: 284
12 – Renegociação / parcelamento de dívida: 240
13 – Dificuldade de cancelamento / eliminação de dados / revogação do consentimento: 179
14 – Cobrança em duplicidade / Cobrança referente a pagamento já efetuado: 176
15 – Produto entregue incompleto / diferente do pedido: 171
Acione o Procon
Caso o consumidor tenha passado pelas situações descritas acima, deve entrar em contato com o Procon. Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo site ou presencialmente, na agência do seu município. O número 151 também pode ser utilizado gratuitamente para tirar dúvidas e orientações.