ESTADO. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina anunciou que lançará a “Semana do e-Título”, que vai acontecer entre a próxima segunda (09) e sexta-feira (13).
O Tribunal justificou que o objetivo é chamar a atenção de eleitoras e eleitores sobre as funcionalidades e a importância de fazer o download e/ou a atualização do aplicativo antecipadamente, evitando as “filas virtuais”, e para informar que nos dias de votação, não vai ser possível baixar o e-Título.
As eleições municipais acontecerão em todo Brasil no dia 6 de outubro, em primeiro turno. Caso necessário, o segundo turno será realizado dia 27 do mesmo mês, somente nas cidades com mais de 200 mil habitantes.
O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título eleitoral. Permite o acesso rápido e fácil às informações da eleitora e do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.
Desde as eleições de 2020, está mais fácil acessar o aplicativo: é possível entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título eleitoral, além disso o app está cada vez mais acessível para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas e, por isso, alteramos as cores do aplicativo para tons de azul neste ano.
O app poderá ser utilizado para justificar a ausência ao pleito no dia da eleição e após as eleições, contanto que a eleitora ou eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral ou possa comprovar, após o pleito, a impossibilidade do exercício do voto.
O e-Título pode ser baixado para smartphone ou tablet , nas plataformas iOS ou Android . Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.
Para quem ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.