ESTADO. São Bento do Sul foi escolhida para iniciar em Santa Catarina o Programa Startup Garage. O projeto piloto, realizado pelo Sebrae, busca desenvolver o empreendedorismo inovador e a criação de startup em instituições de ensino superior. São parceiras da iniciativa a Udesc Planalto Norte, através de um termo de cooperação técnica, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Os 25 universitários participantes estão divididos em sete times, e cada equipe irá trabalhar com um projeto. O primeiro encontro aconteceu no sábado (29), na sede da Udesc.
Eles terão workshops de conteúdo, somando 21 horas de treinamentos e mentoria. Serão abordadas todas as fases de desenvolvimento de uma startup, da concepção da ideia até a construção da solução e definição do melhor modelo de negócio.
Segundo a analista técnica do Sebrae estadual, o Startup Garage fortalecerá o ecossistema de empreendedorismo local e regional, oferecendo aos acadêmicos um ambiente favorável para a criação de startups.
“Queremos incentivar a visão empreendedora nos acadêmicos e mostrar que é possível ter o próprio negócio. O objetivo é que eles aproveitem os conteúdos e concluam o programa com projetos viáveis”, afirmou Daniela Dalfovo.
Para o diretor geral da Udesc Planalto Norte, a escolha de São Bento do Sul como projeto piloto é um privilégio.
“Os acadêmicos terão a oportunidade de uma experiência única de colocar na prática suas competências e de desenvolver o empreendedorismo. Isso é perfeito para construir e entregar valor à comunidade”, avaliou Délcio Pereira.