ESTADO. O amanhecer gelado deste domingo (30) transformou a paisagem de Urupema, na Serra catarinense.
A cidade registrou a menor temperatura do ano no país: -7,21°C no Morro das Antenas, conforme monitoramento da Epagri/Ciram. A informação foi confirmada pelo g1.
Em outro radar da cidade, no Parque de Exposição, a mínima registrada no amanhecer deste domingo foi de -6,33°C. Turistas que visitavam a cidade ficaram encantados com o espetáculo do frio, que transformou a paisagem e proporcionou uma experiência gelada e inesquecível.
Próximos dias também devem ser de frioNa segunda-feira (1º), a temperatura ainda deve ser influenciada pela massa de ar frio e seco, podendo inclusive ter a formação de geada durante o amanhecer. As mínimas podem registrar valores negativos no Planalto Sul e no Meio Oeste, mas as máximas sobem mais, podendo chegar a 20°C. Para rebater o frio, o sol brilha em todo o Estado.
Esta massa de ar frio e seco começa a se afastar só na terça-feira (2), mas temperaturas negativas ainda podem ser registradas nas áreas mais altas do Estado. Pela manhã, temperaturas próximas dos 10°C, e, à tarde, podem chegar a 22°C, uma elevação pequena em relação ao dia anterior.
Ao longo da semana, com o afastamento da massa de ar frio e seco, as temperaturas seguem em leve elevação. Entre quarta (3) e quinta-feira (4), com a aproximação de instabilidades pelo Rio Grande do Sul, há aumento da nebulosidade em Santa Catarina, em especial nas áreas entre o Planalto e Litoral Sul, onde podem ocorrer chuvas isoladas.
Via: NSC Total