O comboio da Prefeitura de São Bento do Sul, que trabalha em uma força tarefa em Forquetinha (RS), cidade seriamente atingida pelas enchentes que tomaram conta de quase todo estado vizinho, continua auxiliando em diversos serviços.
O grupo catarinense chegou ao município gaúcho na noite de segunda-feira (20) e já na manhã seguinte iniciou os trabalhos com máquinas e caminhões.
Esta terça (21) e quarta (22) foram dias de muita ação, conforme explicou o diretor da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Eduardo Pscheidt.
“Trabalhamos a todo o vapor. Infelizmente na quinta choveu forte e tivemos que suspender as atividades. Mas, foram dois dias que certamente fizeram o impacto de uma semana de limpeza, devido à união com as equipes locais”.
O grupo são-bentense atua em diversas frentes, realizando a recuperação de estradas, limpeza de vias públicas e outros.
“Foram mais de 70 toneladas de restos de lixo e entulhos recolhidos, rodovias que tiveram o barro retirado, o pórtico do município foi limpo, bueiros foram desentupidos e realizadas redes de drenagem. Além disso, foram desobstruídas as entradas de várias casas”, resumiu.
Para hoje (24), a agenda prevê atividades para conter desmoronamentos, canalização de águas para os rios e atuação dos caminhões no transporte de saibro e entulhos para avaliação ambiental.
“Nossa equipe está muito unida, integrada com os moradores da cidade e trabalhando com vontade de fazer a diferença na vida dessas pessoas. Só temos que agradecer pelo empenho de todos”, concluiu.
Força-tarefa
A Prefeitura de São Bento do Sul enviou até Forquetinha três caminhões caçamba, duas retroescavadeiras, uma mini escavadeira e um caminhão hidrojato. Operando essa frota, foram oito servidores, além do diretor, que está na cidade gaúcha desde o dia 17.
As equipes foram cedidas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semob), Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Semam) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae).
A previsão inicial é que a comitiva permaneça no município por cerca de 10 dias.