Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Primeiro Choro estreia projeto “Balançando o Coreto”, em São Bento do Sul

Assista nosso vídeo com um trecho da apresentação no Facebook ou Instagram

SÃO BENTO DO SUL. A manhã deste sábado (18) foi marcada com a apresentação do grupo Primeiro Choro, no coreto da Praça Leopoldo Rudnick, no bairro Oxford.

O evento faz parte do projeto “Balançando o Coreto”, contemplado com recursos do Edital Arno Fendrich 2023, promovido pela Fundação Municipal de Cultura e destinado ao apoio dos artistas locais.

No local, o grupo brindou e encantou o público com um repertório variado, incluindo “Carinhoso” – gravado originalmente por Pixinguinha, em 1928.

Os músicos destacaram que há muito tempo vinham “namorando” os coretos das praças e pensavam em aproveitar esses espaços para literalmente “balançar o coreto”, o que foi possível a partir do momento em que foram selecionados para receber o apoio do poder público.

A próxima apresentação está marcada para o dia 22 de junho no CEU das Artes, em Serra Alta.

Sobre

O Primeiro Choro faz parte da Escola de Música Donaldo Ritzmann e foi formado em 2009, com o intuito de difundir um novo gênero musical entre os demais já praticados pela instituição.

O Choro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o choro como Patrimônio Cultural do Brasil. A medida foi formalizada em 29 de fevereiro deste 2024.

O choro é um ritmo musical genuinamente brasileiro, que teve início por volta de 1870, quando Joaquim Callado lançou a música “Flor Amorosa”, no Rio de Janeiro (RJ). Depois disso, nomes como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha se consagraram como alguns dos primeiros grandes nomes do gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *