SÃO BENTO DO SUL. A Polícia Militar apresentou nesta quinta-feira (25) à prefeitura e à Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) as inovações em sua central de videomonitoramento, que garantem mais força tecnológica nas ações de segurança pública e são aliadas importantes para sanar ocorrências.
Conforme detalhou o comandante do Batalhão, Everaldo Stanchack, as câmeras são de monitoramento de tráfego e monitoramento de vídeo.
“São 34 câmeras em 20 pontos da cidade no momento, sendo que seis pontos serão remanejados. Toda essa estrutura é operada pelo Copom [Centro de Operações Policiais Militares] e conectada com o sistema estadual, possibilitando o compartilhamento de informações de forma ágil”.
O major Rafael Bensi, responsável pela implantação deste aparato na cidade, comentou que é um trabalho intenso, pois envolve diversas situações.
“O projeto foi iniciado em 2023. Com auxílio da prefeitura, através da Secretaria de Obras, foram implantados os postes e feitas manutenções com cesto aéreo. Então, veio a parte de cabeamento de fibra óptica. Há cerca de cinco meses então está em operação, com expressivos resultados para a comunidade”.
Bensi ainda enalteceu a união entre diversas entidades para que a viabilização deste novo mecanismo se tornasse realidade de forma rápida.
“A prefeitura adquiriu 35 câmeras; a Acisbs, sete; a Polícia Civil, três e a CDL, mais uma. As demais foram destinadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. Todos estes agentes foram fundamentais e agradecemos o engajamento de cada um”.
O prefeito Antônio Tomazini enfatizou que a colaboração entre o município e a corporação é fundamental para que avanços na segurança pública sejam constantes, propiciando tranquilidade para as famílias são-bentenses.
“A cidade está crescendo, com isso, é importante termos estratégias de combate à criminalidade cada vez mais desenvolvidas. Vemos que os órgãos de proteção da população estão preparados para atender os fatos que surgirem”.