RIO NEGRINHO. O Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira realiza neste sábado (13), uma palestra histórica com o professor e historiador José Kormann. O evento será realizado na Câmara de Vereadores, das 9h às 11h.
José Kormann, que já foi chefe do Grupo Escoteiro Caio Vianna Martins nas décadas de 1960 e 1970, compartilhará suas experiências e conhecimentos sobre o escotismo na região durante esse período.
O principal objetivo é resgatar e documentar a história do Movimento Escoteiro em Rio Negrinho, segundo Fabiano Kutach, chefe da Tropa Escoteira. Kutach enfatiza a importância de conhecer as origens do escotismo local, os membros que contribuíram para sua formação e as histórias que moldaram o movimento na cidade.
“Por isso, estamos fazendo uma palestra aberta a toda comunidade. Além dos atuais integrantes do Grupo Escoteiro, são convidados pais, ex-escoteiros e ex-escotistas, e todos que simpatizem com o Movimento Escoteiro para que possamos viver este momento de resgate histórico juntos”, detalha.
Ele também faz um convite especial para quem integrou o Grupo Caio Vianna Martins a estar presente na Câmara e também contribuir com relatos históricos daquela época.
A palestra ainda marca o início da Semana Escoteira, um evento anual que ocorre em todo o Brasil para promover e divulgar o Movimento Escoteiro nas comunidades.
Breve Histórico do Movimento Escoteiro
O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, no Reino Unido, com o objetivo de desenvolver jovens física, mental e espiritualmente, para que possam desempenhar um papel construtivo na sociedade.
O programa educativo baseado em atividades ao ar livre e habilidades práticas rapidamente se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 1910. No país, o escotismo adaptou-se às realidades locais, promovendo valores de cidadania, liderança e responsabilidade comunitária entre os jovens.
Atualmente o Movimento reúne mais de 58 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Rio Negrinho, o Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira foi fundado em 1989, e conta atualmente com 70 membros, entre jovens e adultos voluntários, dividido nos ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro. Se deseja fazer parte do Grupo Escoteiro, entre em contato pelo (47) 99272-1175.