Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Evento discutirá inovação em São Bento do Sul; confira os bairros que poderão ser beneficiados com futuro projeto


SÃO BENTO DO SUL. Buscando um futuro com ainda mais progresso, modernidade e qualidade de vida, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Centro de Inovação e Secretaria de Planejamento e Urbanismo, darão um pontapé inicial para discutir como tornar a cidade melhor para as atuais e futuras gerações, através do Distrito de Inovação, um evento que acontece no dia 10 de abril, no Instituto Federal Catarinense (IFC), das 13h30 às 18h.

Os Distritos de Inovação são uma tendência ao redor do mundo. São áreas geograficamente delimitadas, que quando exploradas de maneira estratégica, atingem um crescimento econômico significativo. Além de trazer contemporaneidade à formação da economia, eles impactam também a configuração dos espaços urbanos e o estabelecimento das redes sociais. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine, dá exemplos de como as localidades que abrangem o distrito de inovação são desenvolvidas.

“Ali pode ter comércio, serviços, educação e lazer que tenham essa característica de alto valor agregado, como um prédio bonito, uma praça bem elaborada ou uma rua diferenciada. Há também a implantação de tecnologias inteligentes, como iluminação, câmeras, bicicletas elétricas e outras possibilidades”, afirmou.

Exemplos de sucesso são o Vale do Silício, nos Estados Unidos, Sophia-Antipolis, na França, e Oeiras, em Portugal, local que, inclusive, firmou uma parceria com São Bento do Sul no ano passado.

Andrea enfatizou que segue trabalhando no conceito inovador há três anos, com movimentos e estudos locais. Agora, em 2024, chegou a hora de materializar o projeto, que, conforme Andréa, poderá abranger quatro áreas de São Bento do Sul: bairro Centenário, Parque da Promosul, no bairro Brasília, Parque da Cidasc, no bairro Bela Aliança, e o entorno da Univille, no bairro Colonial. 

A primeira localidade a ser explorada é o bairro Centenário, que, inclusive, abriga o Centro de Inovação, ainda em fase de construção. O arquiteto da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Ricardo Callado, explicou que a localidade possui ainda outras instituições que tornam o bairro uma grande potência inovadora.

“Lá tem a Udesc, Unisociesc, Senai, IFC e Fiesc. São diversas instituições que são chave para esse modelo de desenvolvimento. Queremos estar mais perto da academia, governos, empresas e comunidade”, citou.

O evento é aberto a toda comunidade, mas Andréa pede que, principalmente, os moradores, comerciantes e frequentadores do bairro Centenário marquem presença.

“No dia 10 nós vamos explicar o que significa o Centro de Inovação, o que vai acontecer ali dentro e qual deve ser a expectativa com relação às pessoas que moram no bairro, como, por exemplo, a valorização dos imóveis. Nós vamos falar, mas também vamos ouvir sobre o que elas entendem sobre o que é inovação. É importante nós sabermos o que elas pensam e sugerem antes de aplicar as intervenções no bairro”, completou.

Inscreva-se

Para que os organizadores se programem, é preciso fazer a inscrição no Google Forms para confirmar a presença no evento, através do link https://forms.gle/BsJG4KU9oQiHhM5t7. Em caso de dúvidas, basta ligar ou mandar mensagem via WhatsApp para a Casa do Empreendedor no (47) 3631-6065 ou para o Centro de Inovação, pelo (47) 9 8496-1233.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *