SANTA CATARINA. Neste abril de 2024, no âmbito das comemorações pelo mês de conscientização sobre o autismo, a Fundação Catarinense de Educação Especial, em parceria com a Polícia Científica, está organizando dias e horários reservados para pessoas com autismo receberem atendimento para emissão da Carteira de Identidade.
De acordo com as informações oficiais, os atendimentos acontecerão em Blumenau (até dia 5), Rio do Sul (até dia 5), Campos Novos (dia 3), Balneário Camboriú (dias 5, 12, 19 e 26), Tubarão (dias 9 e 19), Jaraguá do Sul (de 9 a 30), Caçador (dia 15), Chapecó (15 a 19), Joaçaba ( dias 16 e 18), Xanxerê (dia 18), Lages ( dia 19), São José e Palhoça ( de 22 a 26), Brusque (dia 25) e Itajaí (dia 26).
Esta campanha foi criada para atender uma necessidade relatada pelas famílias das pessoas com autismo, que alegam dificuldades para seguirem o fluxo normal de atendimento deste serviço.
“Nosso objetivo é que seja apenas o início de uma parceria entre as unidades da Polícia Científica e as instituições especializadas no atendimento às pessoas com deficiência, para que todos se conscientizem da necessidade de um atendimento especial para este público”, explica a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.
Com o apoio das instituições especializadas parceiras da FCEE, a campanha está sendo organizada em todas as regiões do estado. As pessoas interessadas em receberem atendimento, devem entrar em contato com a unidade regional da Polícia Científica, conforme a lista do site https://www.policiacientifica.sc.gov.br/unidades/
“O objetivo é tornar esse processo o mais tranquilo e confortável possível para todos os envolvidos. Ter uma identificação que reconheça as necessidades específicas das pessoas autistas pode facilitar muito o seu dia a dia tanto em situações cotidianas como em uma situação de emergência. Além disso, essa iniciativa também promove uma maior conscientização sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas autistas, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e empática”, frisa a perita-geral, Andressa Boer Fronza.
A agenda dos atendimentos está sendo organizada em conjunto com as instituições especializadas de cada região. Por isso, é importante contatar a unidade regional da Polícia Científica para confirmar os locais e as datas de atendimento, além dos documentos necessários.
:: Documentação necessária
- Certidão de nascimento ou casamento original ou cópia autenticada
- CPF
- 1 foto 3×4, (caso menor de 03 anos) no padrão ICAO, recente (máximo 90 dias)
- Atestado/relatório médico comprovando a situação, estando sujeita à regulamentação específica conforme órgãos competentes, conforme modelo de requerimento no Anexo III da Portaria 018/2023/PCI